Artigos Quarta-Feira, 02 de Janeiro de 2019, 09h:55 | - A | + A

AUREMÁCIO CARVALHO

Férias e vida

AUREMÁCIO CARVALHO

 

Uma série de estudos científicos fala sobre a importância de descansarmos para melhorarmos nosso rendimento. Estamos começando um novo ano, após o período que muitas pessoas têm alguns dias de folga por causa do Natal e Ano Novo. As férias não precisam ser de um mês ou quinze dias para serem benéficas. Um estudo da Universidade de Tampere (na Finlândia), demonstrou os benefícios que dez ou cinco dias de férias proporcionam. Os trabalhadores pesquisados reportaram que se sentiram mais energizados, felizes e menos tensos. E o mais interessante é que em ambos os períodos de férias, curtos ou longos, o resultado foi o mesmo.

 

Férias revitalizam o corpo e a mente distanciando as pessoas do estresse diário, porém, se não for possível desfrutar de férias mais longas, as curtinhas já dão uma boa ajuda. Claro que quanto mais tempo você tiver para descansar, melhor. No entanto, pequenos momentos podem ser muito positivos. Algumas pessoas dizem que têm dificuldades em se “desligar” nesses poucos dias, mas é uma questão de realmente se acostumar e criar pequenas estratégias.

 

Muitas empresas permitem acordos de férias em pequenos períodos, se esse é o caso do seu trabalho, aproveite! Saindo na sexta-feira, pegando uma semana, você tem nove dias ao todo de descanso. É bastante coisa. Férias não é ociosidade, mas um período rico em experiências, novos contatos, culturas, ou convivência, sem preocupação de horários, com a família, amigos, parentes.

 

Em geral, aproveitamos o fim de semana para fazer um monte de coisas em casa e estudar aquilo que não fazemos durante a semana. Inclusive, temos dificuldade em nos desligaramos do celular ou redes sociais. Até a  famosa “cochilada” depois do almoço é considerada, por uma série de pesquisadores, benéfica para aumentar produtividade diária das pessoas. Divida seu tempo. Passe-o com seus amigos, divirta-se; mas encontre tempo para descansar também. Filmes, séries, dormir à tarde é um luxo que você só pode se dar durante as férias, aproveite! Talvez sobre tempo até para ir à academia queimar aquelas “calorias visíveis”.

 

Estudo realizado em 2018 pelo Ministério da Saúde aponta que as doenças que mais matam no país estão ligadas principalmente ao estilo de vida do brasileiro. Está relacionado à má alimentação, como o consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura, o que intensifica a possibilidade te ter diabetes e obesidade, o uso de cigarros e bebidas alcoólicas que podem ocasionar doenças pulmonares e no fígado, o sedentarismo e o estresse decorrente de altas jornadas de trabalho e poucas horas de sono.

 

Férias também é um momento propício para iniciar alguma atividade física, como aproveitar o horário de verão para fazer uma caminhada no final do dia e tentar fazer disto um hábito para toda a vida, ou jogar um vôlei de areia, algum esporter, aproveitar uma piscina para nadar, assim é possível diminuir estresse, melhorar funções cardiovasculares e respiratórias, ajuda no condicionamento físico, queima calorias, são várias as vantagens de iniciar uma atividade física. Com apenas 30 minutos de exercícios já ocorre liberação de endorfina, dando a sensação de conforto e bem estar. Janeiro é o mês oficial das férias para os brasileiros.

 

Muitos aproveitam o verão, junto com as férias escolares para ter um tempo de lazer com a família. Ao mesmo tempo, muitos ficam com medo de tirar férias e ter dificuldades para retornar ao trabalho depois e perder cargos ou funções. Acontece, infelizmente. Lembre-se que quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa.

 

Há benefícios das férias que você não sabia, talvez: tirar férias tem um impacto muito positivo; feriados ou férias é um dos momentos mais aguardados do ano após uma jornada de trabalho e muitas atividades. Antes das férias chegarem, as pessoas costumam preparar tudo e fazer plano para passar suas férias. Isto não só faz as pessoas felizes, como também pode fazer com que as pessoas fiquem saudáveis e relaxadas. Normalmente, depois de passar pelas férias, as pessoas ficam mais saudáveis e mais otimistas. Isto foi comprovado por vários estudos.

 

Tirar férias pode aliviar o estresse. O estresse é um problema na era moderna, pois as pessoas possuem uma grande carga de trabalho e estudos. Muitas doenças são causadas pelo alto nível de estresse, como doenças cardiovasculares e diabetes. O estresse também leva a vários problemas mentais e ocasiona distúrbios de sono na maioria das pessoas. Tirar férias por algum tempo pode aliviar o estresse, pois estimula o cérebro a produzir serotonina e relaxar a mente. Após as férias, as pessoas se sentem mais felizes e já estão aptas para voltar ao trabalho.

 

Férias revitalizam o corpo e a mente distanciando as pessoas do estresse diário. Aproveite as férias, descanse, recarregue as energias, mas não descuide da sua saúde! Não se sinta culpado de tirar férias, você não é o salvador do mundo. Curta sua vida.

 

AUREMÁCIO CARVALHO é advogado.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet