Quinta-Feira, 21 de Junho de 2018, 16h15
PROGRAME-SE!
Jogos do Brasil mudam horário de funcionamento de estabelecimentos em Cuiabá
A Prefeitura anunciou que haverá redução da frota do transporte coletivo na capital

DA REDAÇÃO (Atualizada em 21/06 às 16:15)
COM ASSESSORIAS

 

A Copa do Mundo da Rússia 2018 começa nesta quinta-feira (14) e a expectativa de ver a seleção brasileira em campo só aumenta. O Brasil faz sua estreia no mundial às 15h (horário de Brasília) do dia 17 de junho, domingo, contra a Suíça. A seleção canarinho retorna aos gramados às 9h de sexta-feira, dia 22, contra a Costa Rica e fecha sua participação na primeira fase do campeonato no dia 27 junho, quarta-feira, às 15h, contra a Sérvia.

 

O Ministério do Trabalho já anunciou que não serão considerados feriados os dias em que a seleção brasileira entra em campo. Cada empresa decidirá se libera ou não seus funcionários. Em caso de liberação, deverá haver negociação para a compensação das folgas. O PNB Online reuniu os horários de funcionamento de órgãos públicos, bancos e comércio de Cuiabá, divulgados até agora, nos dias de jogos da seleção na primeira fase da Copa do Mundo. Confira e programe-se:

 

Prefeitura de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro declarou, mediante decreto nº 6.584, de maio deste ano, ponto facultativo nos dias 22 e 27.

 

“A Copa do Mundo é o maior evento do futebol existente e faz parte de uma antiga tradição e paixão nacional, que estimula famílias e amigos a se reunirem como uma torcida única, em prol da Seleção Brasileira. Considerando esse sentimento latente inerente a todos nós, optamos por celebrar essa culturalidade, que caminha ao lado de seu povo por décadas a fio. Além disso, essa medida auxilia o município institucional e administrativamente e não trará prejuízos para Cuiabá, considerando a funcionalidade regular dos serviços de atenção básica, que são imprescindíveis”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Na sexta-feira, dia 22, em virtude da partida entre Brasil e Costa Rica que acontece às 8h (horário local), não haverá expediente na Prefeitura Municipal.

 

Já na quarta-feira, dia 27, o expediente municipal será reduzido, em virtude da partida entre Sérvia e Brasil que será realizada às 14h (horário local). A carga horária será das 8h às 12h.

 

Os serviços essenciais, como saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água e Defesa Civil, fiscalização e mobilidade urbana seguem com normalidade, a fim de garantir o andamento habitual da Capital.

 

A Prefeitura também anunciou que haverá redução da frota do transporte coletivo na capital.

 

“Prevemos uma redução mínima de veículos, na faixa de 15 a 18% - dependendo da linha nesta sexta-feira, lembrando que são naquelas com menor procura. Durante o jogo, a redução será um pouco maior, correspondente a cerca de 35%, por não ter muita demanda. Mas após o jogo, voltamos com o número de veículos quase em sua totalidade, respeitando o ponto facultativo”, disse o diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Nicolau Budib.

 

Tribunal de Contas do Estado

O TCE/MT disponibilizou uma portaria confirmando que também haverá ponto facultativo na instituição. O documento consta na edição nº 1372 do Diário Oficial de Contas do dia 5 de junho.

 

Assim como na Prefeitura, o Tribunal de Contas não terá expediente no dia 22 e no 27, expediente das 8h às 12h (horário local).

 

A Portaria nº 082/2018 é assinada pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, e tem por objetivo estabelecer o planejamento das atividades no mês de junho de 2018, sem prejuízo dos interesses dos fiscalizados.

 

O TCE informa que os prazos processuais que vencem nos dias 22 e 27 ficam prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

 

Agências bancárias

As agências bancárias de Mato Grosso adaptarão seus horários de atendimento nos dias de jogos da seleção. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em dias de jogos às 9h, o atendimento nas capitais, regiões metropolitanas e interior será das 13h às 17h, sendo o horário de Brasília como referência.

 

Convertido para o horário local, no dia 22, quando o Brasil joga às 8h, as agências de Mato Grosso atenderão a partir das 12h até as 16h. No dia 27, quando o jogo será às 14h, o expediente bancário no estado será das 8h às 12h.

 

A Febraban esclarece, ainda, que os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil, com antecedência mínima de 48 horas.

 

Comércio

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, o comércio da capital poderá adotar as mudanças de horário, ficando a critério de cada lojista.

 

Governo de Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso seguiu a Prefeitura e decretou ponto facultativo nos dias de jogos que serão durante a semana. Fica valendo um horário especial de funcionamento das 8h às 12h para os dias que os jogos ocorrerem no período vespertino, como no dia 27 de junho, quando a Seleção Brasileiro enfrenta a Sérvia, também para os outros dias de jogos da fase eliminatória.

 

Já quando os jogos ocorrerem pela manhã, como é o caso do dia 22, quando a Seleção enfrenta a Costa Rica, o ponto valerá para o dia todo, também para os demais jogos da Seleção Brasileira que ocorrerem na parte da manhã.

 

Segundo o Decreto, caberá aos dirigentes máximos dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

 

Ministério Público

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da Portaria nº 114, de 13 de junho de 2018, definiu o horário de expediente da Procuradoria da República em Mato Grosso (PR/MT) e das unidades localizadas em Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Barra do Garças durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018.

 

Na primeira fase do campeonato, quando os jogos da Seleção Brasileira serão realizados nos dias 22 e 27 de junho, o expediente será das 12h30 às 19h, e das 7h30 às 13h, respectivamente. Em caso de classificação para as fase seguintes da competição, quando os jogos ocorrerem em dias úteis, o expediente será definido pontualmente, levando-se em consideração o horário de funcionamento da Justiça Federal em Mato Grosso.

 

Correios

O horário de funcionamento das agências é das 9h às 17h, mas nesta sexta-feira comecará às 11h. Na quarta-feira, dia 27, o atendimento será das 8h às 13h.

 

Shoppings

O Shopping Três Américas manterá a normalidade de seus horários nos dias 22 e 27.

 

O Shopping Goiabeiras começa o funcionamento uma hora mais tarde, às 11h. No dia 27, as lojas fecham às 13h e reabrem às 17h.

 

O Shopping Pantanal também abrirá uma hora mais tarde nesta sexta-feira (22). Na quarta-feira (27), ficará à critério dos lojistas o funcionamento, mas a praça de alimentação deve abrir das 11h às 13h.

 

O Várzea Grande Shopping fecharão as portas meia hora antes do início dos jogos e retornarão normalmente suas atividades meia hora após o fim dos jogos.


Fonte: PNB Online
Visite o website: http://pnbonline.com.br/