icon clock h

Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 15h:35 | - A | + A

NOVA ELEIÇÃO DA MESA

"Vou continuar deputado", diz Botelho após ser retirado da presidência pelo STF

A Constituição “veta a recondução para o mesmo cargo, na eleição imediatamente subsequente”.

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

AL-MT

Eduardo Botelho

 

Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Eduardo Botelho (DEM) anunciou nesta segunda-feira (22.02) sua saída oficial da presidência da Assembleia Legislativa. Novas eleições foram determinadas pelo STF, no entanto, Botelho disse apenas que está “muito tranquilo” e que continuará sendo deputado estadual.

 

“Saiu agora uma decisão do Supremo suspendendo a eleição da Mesa da Assembleia Legislativa para o biênio 2021/2022. Essa questão já tinha sido discutida no Supremo, já foi julgada a um tempo a um tempo atrás, que permitia à Assembleia fazer alterações na Constituição do Estado, e que essa não era uma cláusula de repetição obrigatória”.

 

“No entanto, o Supremo agora mudou o entendimento e isso é normal. Eles mudam alguma coisa, mudam de entendimento e cabe a nós cumprir. Pra mim, não tem problema nenhum. Estou muito tranquilo, fiz a minha missão como presidente e vou colocar a eleição. Estou muito tranquilo e muito sereno e tenho certeza que muitas mudanças aconteceram para melhor. Então, agora é continuar. A vida é assim mesmo. Vou continuar sendo o deputado Eduardo Botelho, continuar sendo a mesma pessoa batalhadeira, lutando por Mato Grosso com muita alegria e felicidade”, disse ele por meio de suas redes sociais.

 

A decisão do STF, que por meio do ministro Alexandre Moraes, concedeu cautelar a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Ocorre que já há um entendimento de que a Constituição “veta a recondução para o mesmo cargo, na eleição imediatamente subsequente” para o comando do Congresso, ou seja, a reeleição não pode ocorrer no mesmo mandato.

 

Botelho foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo em 1º de fevereiro deste ano. Ele comandou a Casa pelos biênios 17/18 e 19/20. Agora, deve deixar o a presidência e nova eleição interna será realizada para definir nova Mesa Diretora para os anos de 2021 a 2022.

 

A mesa atual tem a seguinte formação: Presidente - Eduardo Botelho; 1º Vice Presidente - Janaina Riva; 2º Vice Presidente - Wilson Santos; 1º Secretário - Max Russi; 2º Secretário - Valdir Barranco; 3º Secretário - Delegado Claudinei e 4º Secretário - Paulo Araújo.

 

A reportagem entrou em contato com a presidência da AL para saber quais os próximos passos em relação ao nome que irá substituir Botelho até nova eleição e quais os encaminhamentos da Casa diante da decisão, no entanto, uma nota oficial ainda está sendo organizada pela equipe. O espaço segue em aberto.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.