Vídeos Quarta-Feira, 14 de Março de 2018, 10h:17 | - A | + A

Acidente ecológico derrama polpa de minério em rio de Minas Gerais

A informação foi confirmada pela a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad)

G1 MG

A tubulação do mineroduto Minas-Rio, da Anglo American Minério de Ferro S.A., se rompeu na manhã desta segunda-feira (12) em Santo Antônio do Grama, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, e a polpa de minério atingiu o Ribeirão Santo Antônio. A informação foi confirmada pela a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). A captação e o abastecimento de água precisaram ser interrompidos.

 

De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o corte de água foi feito antes da chegada da mancha de minério ao ponto de captação no ribeirão, o que ocorreu por volta das 13h. Cerca de 3,2 mil consumidores foram afetados. A interrupção no abastecimento não atinge outras cidades, segundo a empresa. A Copasa informou também que está monitorando o vazamento e que caminhões-pipa vão atender a população a partir do início da noite.

 

A Semad disse que a direção da Anglo American informou ao órgão ambiental que o incidente provocou uma despressurização na linha tronco, projetando polpa de minério para o acesso municipal e para o leito do ribeirão.

 

Durante a tarde, a empresa informou que, em relação à produção de minério de ferro do empreendimento Minas-Rio, houve uma paralisação de todas as atividades em Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas, até que as causas do incidente sejam esclarecidas.

 

Conforme a Semad, o licenciamento ambiental do mineroduto é feito pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), que também já foi comunicado sobre o ocorrido.

 

Por meio de nota, o Ibama disse que a licença de operação é válida até 2021 e não será suspensa. Uma equipe do Núcleo de Emergências Ambientais do instituo foi enviada ao local para avaliar a situação. “Somente após a vistoria o Instituto poderá avaliar as consequências ao meio ambiente e emitir eventuais sanções administrativas”, afirmou o Ibama.

 

 

A chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Antônio do Grama informou que ainda não tem detalhes do ocorrido, mas o que se sabe é que o ribeirão teria sido contaminado com o rompimento e que não houve transbordamento.

 

A cidade de Santo Antônio do Grama está localizada na microrregião de Ponte Nova, a 210 km de Belo Horizonte. Os municípios limítrofes são Rio Casca, Urucânia, Jequeri e Abre Campo.

 

Em nota, Anglo American informou que identificou uma falha no mineroduto que transporta a produção de minério de ferro de Minas Gerais ao Rio de Janeiro em um ponto na área rural de Santo Antônio do Grama, às 7h42, desta segunda-feira. Houve vazamento de polpa em um dos córregos da região, que consiste em 70% de minério de ferro e 30% de água, sendo classificada pela NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como resíduo não perigoso. Não houve vítimas.

 

Ainda segundo o a Anglo American, o fluxo do mineroduto foi interrompido e apenas água está sendo escoada. Como medida de segurança complementar, foi bloqueado o acesso ao local. As informações sobre o volume de material vazado estão sendo apuradas pela empresa.

 

A Anglo American disse também que solicitou à Copasa a interrupção do abastecimento de água aos moradores de Santo Antônio do Grama e a empresa providenciou caminhões-pipa para garantir o fornecimento de água para a população afetada e continuará prestando todos os atendimentos que se fizerem necessários.

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou, no início da noite, que uma equipe do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim) foi para o local para apurar as causas e extensão dos danos, além de avaliar as medidas emergenciais cabíveis.

 

“O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, ressalta que é prioridade da instituição que os fatos sejam apurados de forma célere e efetiva”, disse o MPMG por meio de nota.

VÍDEO

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet