Quando ainda atuava na oposição e não havia sido eleito prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) gravou vídeos denunciando a superlotação de unidades de saúde da capital na segunda-feira. Superlotação que agora o prefeito de Cuiabá alega ser provocada pela busca de pacientes por atestados médicos.
Em vídeo postado nas redes sociais na última sexta-feira (23.05), Abilio Brunini declarou que toda segunda-feira as unidades de saúde de pronto atendimento ficam lotadas, mas esvaziam toda sexta-feira. O que, na avaliação do prefeito, é resultado de uma busca por atestados médicos. Na avaliação dele, a proporção é de 4 para 1 o número de pessoas que vão buscar atestados.
“Eu tô mostrando a realidade”, disse Abilio. “A quantidade de casos com a única finalidade de pedir atestado e isso acaba prejudicando as pessoas que realmente precisam do atendimento de saúde durante esses dias da semana”, afirmou Brunini.
Discurso mudou após assumir Palácio Alencastro
Há quatro anos, quando ainda atuava na oposição política, Abilio gravou vídeo relatando superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro e a UPA Verdão justamente em uma segunda-feira, no dia 27 de dezembro de 2021.
Na época, ele classificou o evento como caótico e pediu socorro ao Ministério Público de Mato Grosso. O político reproduziu dois vídeos que mostravam a lotação nas duas unidades de saúde cuiabana.
“O caos está instalado. Eu quero pedir socorro ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, quero pedir socorro à auditoria do SUS, quero pedir socorro aos vereadores”, declarou Brunini.
Abilio também esteve realizando fiscalizações em 22 de fevereiro de 2022, entre a segunda e a terça-feira daquela semana. Naquela data, ele cobrou a presença de médicos que, segundo o vídeo, estavam no repouso e não atendiam pacientes.
No dia 10 de fevereiro de 2020, também uma segunda-feira, Abilio fez o mesmo: fiscalizou uma unidade de saúde de pronto atendimento e criticou a demora para atendimento dos pacientes.
“Coordenador da UPA vem bater boca pra explicar mal serviço, mas foi só a gente chegar que o atendimento melhorou”, diz a legenda do vídeo.
Com recordes de engajamento, alguns vídeos de Abilio batiam 2 milhões de visualização no Facebook. As cobranças em unidades de saúde acabaram alavancando as diversas candidaturas do atual prefeito, que disputou e ficou em segundo lugar nas eleições para prefeito de Cuiabá em 2020 e, logo depois, foi eleito deputado federal, onde permaneceu cobrando melhorias na saúde até ser eleito prefeito, em 2024.























