
O Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o CINEMATO, iniciou nesta segunda-feira (14.07) a exibição de 19 filmes infantis com entrada gratuita no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação especial para o público infantil ocorre nos dias 15, 16, 17 e 19 de julho, sempre a partir das 14h, com curtas-metragens no projeto “Cinema Escola”, e no sábado (19), às 15h, com o longa “A Passagem Secreta”, na “Sessão Queimada Cuiabana”. Para assistir, basta chegar com antecedência e garantir um lugar na plateia.
As produções vêm de diversas regiões do país, incluindo Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Os filmes variam entre animação, ficção e não-ficção, com classificação indicativa livre ou a partir de 10 anos. No total, o festival vai exibir 62 produções gratuitas ao longo de sua 22ª edição, incluindo sessões noturnas voltadas a todas as idades. A programação completa pode ser conferida no site oficial www.festivalcinemato.com.br.
Fora das salas de exibição, o público também poderá visitar a Feira Amazônia, montada no entorno do teatro com venda de alimentos e artesanato. Neste ano, o festival também retoma o formato inclusivo realizado pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, responsável por levar sessões do Cinema Escola a crianças de bairros da capital, além do projeto Cinema Paradiso, que leva filmes a pessoas internadas em instituições ou residentes de comunidades distantes.
Antes mesmo da abertura oficial, o festival já esteve em ação: na última sexta (11), levou filmes ao Abrigo Bom Jesus de Cuiabá (Lar dos Idosos), e no sábado (12), à comunidade quilombola Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães.
O CINEMATO tem patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e conta com parcerias da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Canal Brasil e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. A iniciativa também recebe apoio da Assembleia Legislativa, da Secretaria Municipal de Cultura e de entidades como a Cinemateca Brasileira e a Sociedade Amigos da Cinemateca, que cederam parte do acervo do cineasta Silvino para esta edição. A TV Centro América, afiliada da Rede Globo no estado, também é parceira na divulgação cultural.