Pesquisar
Close this search box.
NESTA TERÇA

Orgulho Lésbico é celebrado em sessão de filmes no Cine Teatro Cuiabá

Quatro lésbicas residentes em Cuiabá, estudantes e egressas da UFMT, Coletiva Tesouras do Cerrado e Produtora Cinematográfica Universitária Independente Trivial Filmes, mobilizam ciclo com debates em torno da representação de vivências lésbicas no audiovisual.

Publicidade

Terça, 19 de agosto, Dia do Orgulho Lésbico, às 19h, o projeto Encontros com Cinema do Cine Teatro Cuiabá recebe a sessão especial do “Ciclo Convergências Lésbicas: histórias que atravessam gerações”, ação promovida pela Coletiva Tesouras do Cerrado e pela produtora cinematográfica universitária independente Trivial Filmes.

Serão exibidos os filmes “Amizades particulares“ (Brasil/SP, 2020, 3’), dirigido por Laira Tenca, e “Umjolo: O amor não tem cura“ (África do Sul, 2025, 78’), dirigido por Mthunzi Dubazana. Após exibição acontece conversa entre participantes da sessão e curadoras do ciclo, com presença especial, como debatedora, da historiadora e bacharela em direito Raisha Conceição. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos.

Dois marcos históricos fazem o mês de agosto ser reconhecido e associado à visibilidade e ao orgulho das mulheres lésbicas. O mais recente alude a 29 de agosto de 1996, data em que ocorreu o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE). Desde então a data tem sido celebrada como Dia da Visibilidade Lésbica. Um pouco mais distante no tempo é possível localizar o outro marco significativo para as mulheres lésbicas e para o movimento LGBTQIAPN+, que foi o levante no Ferro’s Bar. Na ocasião, em 19 de agosto de 1983, aconteceu a primeira manifestação com repressão policial contra lésbicas durante a ditadura militar brasileira, no Ferro’s Bar, em São Paulo. A data é lembrada e celebrada como Dia do Orgulho Lésbico.

Sobre o Ciclo Convergências Lésbicas

O “Ciclo Convergências Lésbicas: histórias que atravessam gerações” vem acontecendo ao longo do mês de agosto, sempre às quintas-feiras e com entrada gratuita, às 19h, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés da UFMT, e realiza esta sessão especial no Cine Teatro Cuiabá, na data que marca as celebrações do Orgulho Lésbico (19 de agosto). A curadoria do ciclo é realizada pelas integrantes da Coletiva Tesouras do Cerrado Marcela Souto e Vitória Cebalho, e pelas integrantes da produtora cinematográfica universitária independente Trivial Filmes Maria Paixão e Sophia Añez. A Coletiva Tesouras do Cerrado foi constituída em 2015 e desde então tem realizado ações voltadas para a visibilidade lésbica no contexto mato-grossense, sempre em diálogo com outras coletivas e organizações regionais e nacionais, como a Rede ABL (Articulação Brasileira de Lésbicas). Confira no Instagram @ciclo.convergenciaslesbicas a programação completa do ciclo.

Leia Também:  Academia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras

O objetivo do “Ciclo Convergências Lésbicas: histórias que atravessam gerações” é apresentar, por meio dos filmes escolhidos, diferentes vivências lésbicas que perpassam tempos e contextos diversos e, ao mesmo tempo, convergentes. Em especial, evidenciar como os processos de “descoberta”, compreensão e experimentação da lesbianidade são vivenciados coletivamente, como um percurso que se repete em diferentes momentos da vida. A trajetória de quem se percebe/reconhece como lésbica desde cedo pode ser bem diferente daquela vivenciada por quem experimenta sua homossexualidade (lesbianidade) mais tarde. Apesar disso, há experiências comuns que nos conectam, como o olhar diferenciado sobre outra mulher, a percepção de si mesma como uma mulher que deseja outra mulher ou, ainda, a experiência de “sair do armário”. É fundamental que as histórias de mulheres lésbicas, que partilham e celebram o amor entre mulheres, recebam devida visibilidade, sendo representadas em mostras de audiovisual e espaços de troca, em reconhecimento ao seu caráter revolucionário e à compreensão de que os corpos lésbicos são corpos políticos. Tendo em vista a necessidade de destacar o mês da visibilidade e orgulho lésbico, propomos em agosto um ciclo que, junto a outras ações, reforce essa celebração e marco histórico.

Leia Também:  Bairro Três Barras celebra 39 anos com dois dias de festa gratuita

Sobre os filmes exibidos

“Amizades particulares“ (SP, 2020, 3’), dirigido por Laira Tenca, é inspirado em relatos do best-seller “Freiras Lésbicas” de Rosemary Curb e Nancy Manahan (1985). O filme mostra a trajetória de Quitéria das Dores, uma freira que se apaixona por outra freira durante o noviçado. Amar uma mulher mudará os rumos da vida de Quitéria para sempre, mas como será para uma freira lésbica encontrar seu lugar no mundo?

Em “Umjolo: O amor não tem cura“ (África do Sul, 2025, 78’), dirigido por Mthunzi Dubazana, conhecemos Thoko Duma, ex-Miss África do Sul e abertamente lésbica. Ela vê sua vida virar de cabeça para baixo após um escândalo público. Quando decide escrever uma autobiografia percebe que sua vida amorosa ainda é uma página em branco.

Sobre o Cine Teatro Cuiabá

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942 e desde então tem sediado grandes espetáculos cinematográficos, cênicos e musicais. A capacidade da sala de exibições é de 515 espectadores. O Cine Teatro Cuiabá está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016. Acesse facebook.com/cineteatrocuiaba e instagram.com/cineteatrocba e saiba mais sobre a programação do Cine Teatro Cuiabá.

Serviço

O quê: Sessão especial em alusão ao Dia do Orgulho Lésbico / Ciclo Convergências Lésbicas: histórias de que atravessam gerações
Quando: Terça-feira, 19 de agosto, a partir das 19h.
Onde: Cine Teatro Cuiabá.
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: 65 2129-3848, no site www.cineteatrocuiaba.org.br e no [email protected]

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza