Pesquisar
Close this search box.
IMPASSE NO CENTRO

Fechamento da Rua 13 de Junho para camelôs preocupa comerciantes em Cuiabá

Lojistas afirmam que medida da prefeitura pode gerar concorrência desleal, prejudicar mobilidade e afetar empregos formais no centro da capital.

Publicidade

(Foto: CDL)

A decisão da Prefeitura de Cuiabá de fechar a Rua 13 de Junho para veículos aos sábados, liberando o espaço para barracas de camelôs e vendedores ambulantes, provocou reação negativa entre comerciantes da região central. Levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) nos dias 15 e 16 de setembro aponta que 52,8% dos lojistas entrevistados são contra a interdição da via e 75% rejeitam a presença dos ambulantes.

A medida, que começa a valer no próximo sábado (20), abrange o trecho entre as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas. A proposta, segundo a prefeitura, busca estimular o comércio de rua e oferecer alternativas de renda a trabalhadores informais.

Os lojistas, no entanto, alegam que a iniciativa pode comprometer a segurança, dificultar o estacionamento e reduzir as vendas. “Existe uma adesão a todas as ideias que estimulem o comércio no centro. O que preocupa é o incentivo ao comércio informal, que afeta não só o empresário, mas cerca de 2 mil comerciários que trabalham diariamente na região”, disse o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.

Ele acrescenta que a presença de camelôs no centro é histórica e precisa de uma solução, mas defende que ela não prejudique o setor formal, responsável pela geração de empregos e pelo recolhimento de impostos. A entidade afirma colaborar com a prefeitura, secretarias municipais e o Ministério Público de Mato Grosso na busca de alternativas, lembrando que já apoiou financeiramente a criação do antigo Shopping Popular e participou de audiências com os ambulantes.

Leia Também:  Réu por acidente de trânsito que matou quatro pessoas vai a júri

Em ofício enviado à prefeitura, a CDL sugeriu medidas como a cobertura da Travessa Desembargador Lôbo, próxima à Praça Ipiranga, e o retorno do estacionamento rotativo aos sábados, como forma de incentivar as compras no centro.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza