
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou nesta terça-feira (24.09) dois casos de sarampo em Primavera do Leste (MT). Trata-se dos primeiros registros da doença no estado em 2025, em um cenário de reintrodução do vírus no Brasil.
Os pacientes infectados não haviam recebido a vacina contra o sarampo, viajaram recentemente à Bolívia e tiveram contato com pessoas doentes. Segundo a SES, ambos estão sob monitoramento da vigilância municipal, e familiares próximos já receberam bloqueio vacinal.
Equipes do Ministério da Saúde e da SES irão se deslocar ao município para acompanhar a condução dos casos e reforçar medidas de prevenção junto à comunidade.
Neste ano, Mato Grosso registrou 63 notificações suspeitas da doença. Do total, 48 foram descartadas, 13 seguem em investigação e 2 foram confirmadas.
A SES afirma que desde agosto adota a chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo, destinada a crianças de 6 a 11 meses. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Alessandra Moraes, a medida foi implementada diante do risco de reintrodução do vírus e não substitui as doses de rotina previstas no calendário vacinal.
Até o momento, a cobertura da tríplice viral em Mato Grosso é de 88% para a primeira dose e 65% para a segunda. O ideal seria atingir 95% em ambas. Em 2025, já foram aplicadas mais de 96 mil doses da vacina tríplice viral e 2.730 doses da dupla viral usadas para a “dose zero”.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por secreções respiratórias e que pode provocar complicações graves, principalmente em crianças pequenas e pessoas não vacinadas. A vacinação é gratuita pelo SUS e continua sendo a principal forma de prevenção.