Os incêndios extintos estavam localizados nos municípios de Pedra Preta e Paranatinga. Já os incêndios que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação, por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos municípios de Nova Ubiratã, com dois focos sendo monitorados; e em Tabaporã.
As equipes seguem atuando no combate aos incêndios florestais nos municípios de Cocalinho, que enfrenta três focos ativos; e em Cáceres, com dois focos sendo combatidos. Os bombeiros combatem ainda incêndios florestais nas cidades de Rosário Oeste, Ponte Branca, Planalto da Serra, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Cláudia, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Barra do Bugres, Colniza, Nova Santa Helena e Guarantã do Norte.
O combate aos incêndios conta com equipes atuando diretamente no campo, com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, que compõem a estrutura disponível para reforçar o enfrentamento das chamas. As operações seguem de forma contínua, com controle dos focos e proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.
As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada.

Monitoramento
O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 52 focos de calor em todo o estado, incluindo os que estão em combate e controlados. Desse total, 35 são incêndios florestais e outros 17 focos restantes correspondem a queimadas irregulares. Não foi registrado nenhum incêndio nas terras indígenas.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.
Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Fonte: Governo MT – MT