A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) da Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na manhã desta terça-feira (07.10), três projetos de lei que reconhecem como patrimônios culturais imateriais importantes expressões gastronômicas e tradições cuiabanas.
Entre as proposições aprovadas está o Projeto de Lei nº 27.841/2025, de autoria da vereadora Paula Calil (PL), que declara o Bolo de Arroz Cuiabano e seu modo de fazer como patrimônio cultural de natureza imaterial de Cuiabá.
Na mesma linha, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 27.833/2025, apresentado pela mesma parlamentar, que reconhece a Farofa de Banana como patrimônio cultural imaterial do município.
Outro destaque da pauta foi o Projeto de Lei nº 6.137/2025, de autoria do vereador Sargento Joelson (PSDB), que declara como patrimônio cultural imaterial de Cuiabá o Tirador de Espinha de Peixe.
De acordo com a Câmara de Cuiabá, a aprovação dos projetos “reforça o compromisso da CCPH com a valorização das tradições cuiabanas, garantindo o reconhecimento e a identidade cultural da cidade”. As matérias seguem agora para apreciação dos parlamentares em plenário.
Estiveram presentes os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), presidente Maria Avalone (PSDB), vice-presidente e Eduardo Magalhães (Republicanos), como membro titular.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT