Pesquisar
Close this search box.
ARTIGO

Enfermagem como força de transformação

Publicidade

A Enfermagem é feita de presença, coragem e compromisso. E é com esse espírito que o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso conclui a etapa estadual de escuta para a atualização do Código de Ética Profissional. Um processo que vai muito além da revisão de um documento por ser um momento de reflexão, escuta e construção coletiva sobre o que somos e sobre a Enfermagem que queremos ser.

Desde a última atualização, em 2017, muita coisa mudou no campo profissional seja pelas novas regulamentações ou pelos desafios e oportunidades impostos pelas novas tecnologias. Enfrentamos a pandemia, participando na linha de frente, avançamos em novas práticas, conquistamos espaços, fortalecemos o protagonismo da categoria e, acima de tudo, reafirmamos o valor do cuidado humano. A atualização do Código é, portanto, o reconhecimento de que a Enfermagem está em constante transformação: nas tecnologias, nas relações de trabalho e nas formas de exercer o cuidado.

Hoje, falamos em Gestão 4.0 e Enfermeiro 4.0. A inteligência artificial já faz parte da nossa rotina profissional. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais lançou, por exemplo, a “Anna”, uma inteligência artificial criada exclusivamente para atender dúvidas e demandas da Enfermagem. São novos tempos, e precisamos garantir que a ética acompanhe essas mudanças. Porque, mesmo com toda a tecnologia, nenhuma máquina é capaz de substituir a essência, a presença e a sensibilidade do cuidado humano.

Leia Também:  Casa dos Horrores: os espetáculos da Câmara de Cuiabá

Em Mato Grosso, esse movimento ético e profissional tem sido acompanhado por ações concretas. Municípios como Diamantino e Nobres, por exemplo, já avançam na aplicação de protocolos que reconhecem a autonomia técnica e legal da nossa categoria, como a prescrição de medicamentos e exames realizados pelo enfermeiro da atenção básica. Em Querência, estamos muito próximos de conquistar uma vitória histórica: a primeira lei municipal no estado que estabelece a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem.

A Enfermagem é feita de presença, coragem e compromisso. E é com esse espírito que o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso conclui a etapa estadual de escuta para a atualização do Código de Ética Profissional.

Essas conquistas representam melhores condições dignas de trabalho, qualidade da assistência e valorização profissional. Elas mostram que a Enfermagem não espera que as mudanças venham de cima — a Enfermagem faz acontecer.

A etapa estadual do Código de Ética é parte dessa mesma construção. As ideias, experiências e sugestões levantadas aqui em Mato Grosso serão levadas à Conferência Nacional, em 2026, onde se unirão às de todos os estados brasileiros. Cada voz, cada contribuição importa. Porque um Código de Ética moderno e sensível só pode nascer da escuta e da participação de quem vive a Enfermagem todos os dias.

Leia Também:  Entre o cavalete e o pergaminho

Seguimos comprometidos com a transparência, o diálogo e a responsabilidade de representar mais de 44 mil profissionais espalhados pelos 142 municípios do nosso estado. Acreditamos em uma Enfermagem unida, valorizada e protagonista — capaz de transformar a própria realidade com ética, conhecimento e coragem.

A Enfermagem de Mato Grosso está escrevendo uma nova página da sua história. E cada profissional é coautor dessa transformação.

Bruna Santiago é presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT)

* A opinião do articulista não reflete necessariamente a opinião do PNB Online

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza