Pesquisar
Close this search box.
HISTÓRIA DE CUIABÁ

24 de Outubro: conheça a história da “Rua do Poder”

Antiga Rua Senador Azeredo teve nome trocado para tirar homenagem a político e valorizar a Revolução de 30.

Publicidade

Rua 24 de Outubro, em Cuiabá. Reprodução / Instagram

No dia 24 de outubro de 1930, um golpe de Estado depôs o presidente da República Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, encerrando um período da história do Brasil que ficou conhecido como República Velha. O movimento foi articulado pelas elites políticas de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul e os reflexos foram sentidos em todo o país. Em Cuiabá, além da mudança de poder, até nomes de ruas foram alterados devido à chamada Revolução de 30.

Em Mato Grosso, um dos representantes da oligarquia política que controlava o Estado era Antônio Francisco de Azeredo, mais conhecido como Senador Azeredo. Antônio Francisco de Azeredo nasceu em Cuiabá em 22 de agosto de 1861 e aos 22 anos de idade mudou-se em definitivo para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Escola Militar. No entanto, ele resolveu não seguir a carreira militar, e apaixonou-se pelo jornalismo e pela política, estando ao lado de republicanos e abolicionistas.

Senador Antônio Francisco Azeredo

Azeredo foi eleito deputado federal por Mato Grosso em 1890 e foi um dos constituintes de 1891. Com a renúncia do Senador Joaquim Murtinho em 1897, que assumiu o cargo de ministro da Aviação, Azeredo assumiu a sua vaga no Senado Federal. Ele passou a ser reeleito continuadamente, saindo somente em 1930, quando o legislativo no Brasil foi dissolvido pelo novo governo e ele teve o mandato cassado, exilando-se na Europa.

O Senador Azeredo ficou conhecido como um grande articulador político na capital federal, e a partir de suas influências, controlava a política mato-grossense.  Sendo assim, ele representava o grupo que os revolucionários de 1930 decidiram afastar do poder. Foi por conta de estar ao lado do grupo expurgado do poder político nacional que o Senador Azeredo sofreu um duro golpe em sua biografia. Havia em Cuiabá uma rua com o seu nome, mas que em virtude do reposicionamento político que chegou em Mato Grosso, essa rua teve o nome alterado e passou a ser chamada de Rua 24 de Outubro.

Leia Também:  Astróloga apresenta previsões de como será 2026 para cada signo

A “Rua do Poder”

A Rua 24 de Outubro tem pouco mais de mil metros de extensão e conecta o centro da cidade de Cuiabá. Ela começa a partir da rua Comandante Costa e segue, paralela à Avenida Getúlio Vargas, até a Praça 8 de Abril. A Rua 24 de Outubro ficou conhecida como “Rua do Poder” porque ali nasceram e viveram famílias de políticos que fizeram nome em Cuiabá e em Mato Grosso, como os Campos, Paes de Barros, França, Canellas e Taques, além de desembargadores e artistas, como Liu Arruda.

O jornal cuiabano A Plebe, um periódico que apoiou a Revolução de 1930, noticiou que foi realizado um comício no dia 7 de novembro de 1930 em Cuiabá, e povo resolveu substituir nomes de algumas vias com a finalidade de homenagear aqueles que lutaram na revolução. Dentre as ruas que foram renomeadas estava a Rua Senador Azeredo, que passaria a ser denominada Rua 24 de Outubro. Outra rua renomeada foi a Joaquim Murtinho, que passou a ser chamada de Rua João Pessoa, uma homenagem ao político pernambucano que foi candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas. Quase um século se passou e a Rua Senador Azeredo jamais voltaria a ter esse nome consolidando a nova nomenclatura, 24 de Outubro, ao contrário da rua Joaquim Murtinho, que permaneceu com o nome original.

Edição do jornal A Plebe, de 1930, informando sobre a mudança no nome da Rua Senador Azeredo.

Nova legislação

A mudança no nome da rua, ocorrida em 1930, não poderia ocorreria novamente nos dias de hoje. A lei municipal que regulamenta, dentre outras coisas, a denominação das vias públicas do município de Cuiabá, é a de nº 2.554/88. No mês de abril de 2025 foi acrescentado um novo parágrafo ao artigo 2º dessa lei, que veio para dar fim às polêmicas substituições de nomes de logradouros que homenageiam personalidades históricas. Havia, principalmente por parte dos familiares, certo desconforto quando surgia uma proposta de substituição de um logradouro que homenageia um de seus parentes. Uma grande parte da população geralmente se portava contra a proposta por entender que a substituição fere a memória do homenageado e descaracteriza a identidade do local.

Leia Também:  Sine oferece mais de 600 vagas de emprego em Cuiabá

Exilado na França após a revolução de 1930, o Senador Azeredo retornou ao Brasil três anos depois, recolhendo-se em sua residência no Rio de Janeiro. Ele faleceu no dia 8 de março de 1936, aos 74 anos de idade. Na póstuma obra Galeria dos Varões Ilustres de Mato Grosso (1977), o professor Nilo Póvoas afirma que os atos dos revolucionários de 1930 não apagaram o mérito do Senador Azeredo, um homem valoroso e bondoso com a sociedade.

O historiador Rubens de Mendonça, em seu livro Ruas de Cuiabá, pouco fala sobre as características da Rua 24 de outubro e prefere enfatizar a biografia de Azeredo, que de acordo com ele, foi um ilustre cuiabano que muito honrou a sua terra natal e o país. “Descrevemos a personalidade do Senador Antônio Azeredo, por considerarmos uma injustiça a substituição do seu nome na placa de uma rua da sua cidade natal. O Senador Azeredo foi um ilustre cuiabano que muito honrou seu berço e o seu país”, escreveu Rubens de Mendonça.

Com informações da Câmara de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza