Foi Otaviano Pivetta quem disse: “Jair Bolsonaro é um comediante, jamais poderia ser presidente; Jair Bolsonaro é um ser improdutivo; Jair Bolsonaro criou os filhos para viver às custas da política; Jair Bolsonaro é um falastrão, incapaz de resolver os problemas do país”.
É fato. Quem disse isso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro não foi militante de esquerda: foi Otaviano Olavo Pivetta em 19 de abril de 2018. Otaviano foi o primeiro brasileiro a fazer as críticas mais contundentes à incapacidade moral, política e administrativa de Bolsonaro de ser presidente da República. Ninguém naquele momento da eleição de 2018, à esquerda ou à direita, fez uma crítica tão corrosiva contra Bolsonaro e os filhos Flávio, Eduardo e Carlos.
A crítica histórica, o registro do primeiro brasileiro que expôs publicamente as fragilidades e fraquezas de Jair Bolsonaro em 2018, na eleição de presidente da República, está documentada em um famoso áudio que já circula nas redes sociais há algum tempo. O comentário de Otaviano Pivetta sobre Bolsonaro e filhos é terrivelmente demolidor:
– “Acho Bolsonaro um falastrão, uma pessoa que gosta muito de encantar, habilidoso nas palavras e no humor. Pode ser um comediante, não presidente da República.”
– “Ele é um profissional do Parlamento e das palavras. Botou três filhos na mesma linha. Um carioca que faz 30 anos que é deputado, que formou três filhos parlamentares também, mas que nunca criou uma galinha. Vive fazendo piada e bravata”.
A ironia da política. Hoje é Otaviano Pivetta (Republicanos) exatamente o beneficiário do apoio de Jair Bolsonaro, da esposa Michele Bolsonaro, dos filhos Flavio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro à sua candidatura ao governo de Mato Grosso, montando um palanque de direita aliada à extrema direita.
O governador Mauro Mendes (União), em entrevista à jornalista Cíntia Borges do site Midianews, destacou “peso político” do ex-presidente, que declarou apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao governo. “Eu vi com bons olhos, porque o presidente Bolsonaro tem uma liderança expressiva aqui no Estado. E todo apoio é importante”, afirmou Mendes à imprensa. Nesta última segunda-feira, diz Cíntia Borges, Bolsonaro e sua esposa Michelle entregaram uma lista ao presidente do PL Nacional Valdemar Costa Neto manifestando o apoio a Pivetta, e ainda ao governador Mauro Mendes e ao deputado federal José Medeiros (PL) ao Senado na campanha do ano que vem. O comunicado do casal Bolsonaro ao apoio do grupo de Mendes, é, politicamente, um tiro no peito do senador Wellington Fagundes (PL), que tem manifestado desejo de ser candidato ao Governo pelo PL, partido que abriga o movimento bolsonarista de extrema direita.
Parece que o Clã Bolsonaro não guarda rancor no coração contra Otaviano Pivetta pelas suas palavras ácidas e contundentes. O brasileiro que primeiro esculhambou Bolsonaro, quem diria, será contemplado agora com o apoio do ex-presidente e dos seus filhos. Otaviano, conforme Raul Seixas, é um político metamorfose ambulante? Ele mudou de ideia sobre o comediante Jair, sobre o falastrão Jair, sobre o incapaz Jair? Uma pergunta que os bolsonaristas raiz em Mato Grosso certamente vão fazer.
Sim, por justiça, ouça o famoso áudio com os comentários de Otaviano contra Bolsonaro. Otaviano teve uma visão premonitória, como acreditam os adversários de Bolsonaro, ou foi injusto e cruel contra o líder da extrema direita brasileira, conforme os bolsonaristas revoltados. Ouça e decida.























