
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12.11) a Operação Ártemis VI, que investiga o armazenamento e a aquisição de material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em Nova Xavantina, município localizado a 650 km de Cuiabá.
Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara da Comarca de Nova Xavantina, com o objetivo de recolher provas, identificar os instrumentos usados na prática do crime e subsidiar o avanço das investigações.
De acordo com a PF, embora o termo “pornografia infantil” ainda apareça na legislação brasileira, organismos internacionais têm adotado expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, que evidenciam a natureza violenta desses crimes.
A corporação também fez um alerta a pais e responsáveis sobre os riscos a que jovens estão expostos no ambiente digital. Segundo a PF, conversar abertamente sobre o uso da internet, redes sociais e aplicativos, além de observar mudanças bruscas de comportamento, como isolamento ou segredo em relação a dispositivos eletrônicos, são medidas essenciais de prevenção.























