Três pessoas acusadas de um duplo homicídio ocorrido há dois anos no interior do Shopping Popular de Cuiabá estão sendo julgados nesta quarta-feira (12.11) pelo Tribunal do Júri, no Fórum de Cuiabá. As vítimas foram o lojista Gersino Rosa dos Santos e o vendedor Cleyton de Oliveira de Souza Paulino. O crime ocorreu no dia 23 de novembro de 2023.
Os acusados são mãe e filho Jocilene Barreiro da Silva e Vanderley Barreiro da Silva, e o executor contratado, Sílvio Júnior Peixoto. O julgamento é conduzido pela juíza titular da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, Mônica Catarina Perri Siqueira e integra as ações do Mês Nacional do Júri, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê durante o mês de novembro a realização de 208 sessões de julgamento em diversas comarcas do estado.
De acordo com o Ministério Público, Jocilene e Vanderley encomendaram o assassinato de Gersino. No dia do crime, o executor entrou no shopping, aproximou-se da vítima Gersino e disparou duas vezes pela nuca. O segundo projétil transpassou o corpo de Gersino e atingiu Cleyton, que estava na linha de tiro.
Os três réus e cinco testemunhas de acusação serão ouvidas durante o julgamento. O primeiro a testemunhar é o delegado responsável pelo caso, Nilson Farias, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, responsável pelas investigações do caso. Segundo o delegado, o crime gerou grande comoção social, por ter ocorrido em um local de grande circulação da população cuiabana. “Foi uma cena de forte impacto. Duas vítimas caídas ao solo. No local, identificamos um projétil e duas cápsulas deflagradas. A partir disso, colhemos imagens de diversas câmeras de segurança do shopping. Com o auxílio da população, conseguimos identificar o executor, que confessou o crime e indicou os mandantes”, relatou.
O conselho de sentença irá julgar o caso classificado como homicídio qualificado, com mandantes, executor, motivo torpe (vingança) e duplo resultado.

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT























