O ronco dos motores já ecoa no Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. A BRB Stock Car Pro Series inicia nesta quinta-feira (13) a etapa que inaugura oficialmente a nova pista do Parque Novo Mato Grosso, com treinos e provas até sábado (15). Pilotos e dirigentes destacaram a qualidade do circuito e compararam a estrutura a grandes complexos internacionais.

Rubens Barrichello, ex-piloto da Fórmula 1 e atual competidor da equipe Cavaleiro/Full Time (Toyota Corolla), disse estar ansioso para correr pela primeira vez na capital mato-grossense. “A estrutura veio para ficar. Vai ser um grande autódromo”, afirmou.
Outro veterano da F1, Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), reforçou o coro: “O tamanho do empreendimento e a qualidade do asfalto impressionam. É coisa de estrutura internacional.”

Com 4,5 mil metros de extensão, 13 curvas e duas longas retas, a pista foi projetada dentro dos padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Além da Stock Car, o autódromo também vai receber as categorias TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e Turismo Nacional.
Um dos diferenciais do circuito é o sistema de iluminação, que permitirá a realização das primeiras corridas noturnas da Stock Car no país. São 128 torres e 768 refletores que, segundo o líder do campeonato, Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), impressionam até pilotos acostumados a pistas internacionais. “Fiquei em choque com a iluminação daqui. Não esperava essa estrutura”, comentou.
Para o vice-presidente da Vicar, promotora da categoria, Eduardo Brunoro, o investimento do Governo de Mato Grosso coloca o estado no mapa do automobilismo mundial. “As luminárias são de primeiríssimo nível. Quando acesas, o cenário vai lembrar o circuito de Singapura”, disse.
A expectativa é reunir mais de 27 mil torcedores no sábado (15), quando acontecem as provas finais. Os ingressos foram sorteados gratuitamente pela organização, em parceria com o governo estadual. O evento promete acelerar não só os motores, mas também o turismo e a economia regional, consolidando Cuiabá como novo polo do automobilismo brasileiro.



















