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ARTIGO

A igreja, a crise climática e as COPs

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“A criação clama em meio a inundações, secas, tempestades e calor implacável. Uma em cada três pessoas vive em extrema vulnerabilidade devido a essas mudanças. Para elas, a mudança climática não é uma ameaça distante. Ignorar essas pessoas é negar nossa humanidade compartilhada. Ainda há tempo para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C, mas a janela está se fechando. Como administradores da criação de Deus, somos chamados a agir com rapidez, fé e visão de futuro para proteger o dom que Ele nos confiou. Caminhamos ao lado de cientistas, líderes e pastores de todas as nações e religiões. Somos guardiões da criação, não rivais por seus recursos” Papa Leão XIV, 17 Novembro 2025, em sua Sua Mensagem `As Igrejas particulares do Sul Global reunidas no Museu Amazônico, em Belém, Estado do Pará, durante a COP 30.

A Igreja Católica, tanto a Romana quanto a Ortodoxa, bem como todas as demais Igrejas e religiões consideram que existe um princípio divino criador do Universo, incluindo o Planeta Terra e tudo o que nele existe. Essas são obras da criação, cabendo `a humanidade cuidar, zelar e preservar todos os biomas e ecossistemas, para que, da mesma forma que as gerações anteriores e presentes, também as futuras gerações possam usufruir de um meio ambiente saudável, harmônico e equilibrado.

Todavia, há vários séculos, a partir da Revolução industrial e principalmente nas últimas cinco décadas, tanto em decorrência do aumento populacional, quanto da urbanização e do acelerado crescimento econômico, este equilíbrio entre sistemas produtivos, consumismo, desperdício e uma ganância extrema, a humanidade vem explorando os chamados recursos naturais de uma forma irracional e descontrolada, em proveito de uma minoria da população.

Fruto deste processo de acumulação de capital, bens, riquezas e rendas, o desequilíbrio socioambiental tem produzido consequências e impactos, como a exaustão desses recursos, danos ambientais profundos com a poluição das águas, dos solos e do ar; a destruição da biodiversidade, o aumento das emissões de gases de efeito estufa, que produzem aquecimento global e a atual crise climática, enfim, tornando a vida no planeta em risco permanente, principalmente a vida humana.

Ao longo dos últimos 63 anos, todos os Papas desde então, de forma direta ou indireta, tem exortado tanto os fiéis católicos, quanto `a população em geral e a própria Igreja enquanto Instituição, representada pela sua hierarquia eclesiástica, a ter um cuidado maior com o meio ambiente, evitando que o mesmo venha a se deteriorar e afetar diretamente todas as formas de vida em nossa Casa Comum, que é o Planeta Terra.

O Concílio Vaticano II, que foi um marco na história da Igreja, (1962-1965) não abordou explicitamente as questões socioambientais como um tema central e independente, mas lançou as bases teológicas para o desenvolvimento posterior da doutrina social da Igreja sobre ecologia integra.

A principal abordagem do Concílio Vaticano II estava centrada na relação entre o homem e a natureza no contexto do desenvolvimento e do bem comum, a destinação universal dos bens da natureza e o domínio responsável dos seres humanos em relação `as obras da criação.

Ao lado da opção preferencial pelos pobres, também a consciência ecológica e a crise ambiental ganharam destaque nas décadas seguintes ao Concílio, o que levou os papas subsequentes a aprofundar a questão com base nos fundamentos estabelecidos e também no desenvolvimento científico e tecnológico que lançaram luzes sobre a finitude do planeta e o chamado “ponto do não retorno’.

Assim, o Papa João XXIII (hoje São João XXIII), que convocou o Concílio Vaticano II, em outubro de 1962, como Bispo de Roma, demonstrou sua preocupação a respeito do uso dos recursos naturais no planeta, dizendo “O Paraíso sobre a terra é de uso moderado e prudente das coisas belas e boas, que a Providência espalhou pelo mundo, sem ser exclusivas a ninguém e úteis a todos”.

Em 1971, o Papa Paulo VI – na Encíclica Pacem In terris criticou a exploração insensata, gananciosa, exagerada e sem racionalidade, dos recursos naturais finitos, que, são obras da criação divina, em proveito de uma minoria, excluindo a grande maioria, bilhões de pobres, tema retomado de uma forma bem direta pelo Papa Francisco, quando diz, na Encíclica Laudato Si que “o grito da terra é também o grito dos pobres, excluídos e oprimidos”.

Já o Papa Bento XVI Enfatizou diversas vezes, em seus pronunciamentos a necessidade de uma correção dos modelos de crescimento econômico que não levam em consideração o meio ambiente, que deve ser usado em beneficio de todas as pessoas e não para atender apenas os interesses de uma minoria, como atualmente acontece.

Coube ao Papa Francisco, em Maio de 2015, antes que a ONU houvesse definido os ODS -Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e também, antes mesmo da realização da COP 21, cujo marco significativo foi o estabelecimento do Acordo de Paris, firmado por 195 países e territórios, consolidar todo o conhecimento acumulado pela Igreja e por inúmeros teólogos e cientistas, contidos na Encíclica Laudato Si.

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Em 15 de outubro de 2017 dando sequência `as suas preocupações e cuidado com o meio ambiente, o Papa Francisco convocou o Sínodo da Pan Amazônia, que foi realizado entre 6 a 27 de outubro de 2019.

Após o encerramento do Sínodo da Amazônia, em 12 de fevereiro de 2020, mais uma vez o Papa Francisco demonstrou seu apreço pela Ecologia Integral ao publicar a Exortação Apostólica Querida Amazônia.

Foi, todavia, em 04 de outubro 2023 com a publicou da Exortação apostólica Laudate Deum, endereçada aos participantes da COP 28 e a todas pessoas de bem, convocando o mundo a cuidar melhor do Planeta, como única forma de evitar uma tragédia que já está em curso.

Também a Igreja do Brasil, representada pela CNBB, que através da Campanha da Fraternidade, há mais de seis décadas tem escolhido temas ecológicos para serem objetos dessa iniciativa.

Como podemos mencionar os temas e lemas das diversas Campanhas da Fraternidade que abordaram temas ecológicos são as seguintes: 1970 Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos; 1986 Fraternidade e a terra – terra de Deus, terra de irmãos; 2002 Fraternidade e povos indígenas, por uma terra sem males; 2004 Fraternidade e água – Água fonte de vida; 2007 Fraternidade e Amazônia – Vida e missão neste chão; 2011 Fraternidade e e vida no planeta – A criação geme em dores de parto; 2016 Casa Comum nossa responsabilidade – Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça como qual riacho que não seca; 2017 Fraternidade e Biomas brasileiros e defesa da vida, cultivar e guardar a criação; e, finalmente, em 2025 Fraternidade e a Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom e, em 2026, o tema será Fraternidade e moradia.

A preocupação da Igreja Católica com as questões socioambientais tem acontecido paralelamente com um despertar mundial, estimulado e articulado pela ONU desde a 1ª Conferência sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, seguida da ECO 92, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

A ECO 92 foi um marco significativo neste despertar, tendo como frutos a promulgação da Carta da Terra e o estabelecimento das bases para três convenções importantes para diversas ações que foram ou continuam sendo realizadas, incluindo, a Convenção pelo Clima (motivada pela organização do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas); convenção sobre a proteção da biodiversidade e a convenção para o combate das secas e da desertificação; além de aprofundar o conceito de desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade ambiental, como parâmetro base, fundamental para nortear as políticas públicas e os sistemas produtivos em todos os países.

Em 1995, foi realizada a primeira COP Conferência das Partes sobre o Clima, em Berlin, iniciando uma sequência anual dessas conferências, culminando com a COP 30, atualmente em curso em Belém, no Estado do Pará.

A COP 3 em 1997, realizada no Japão, foi o marco para o surgimento do Protocolo de Kyoto, que teve vida curta e poucos resultados concretos, principalmente pela baixa adesão dos países responsáveis pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa, incluindo a saída dos EUA, o maior poluidor histórico do Planeta. Em 2012 o Protocolo de Kyoto praticamente chegou ao fim, deixando um hiato entre as preocupações com a crise climática e a falta de ações concretas para enfrenta-las.

O ano de 2015 foi um marco “significativo” na história das COPs e também das discussões sobre a necessidade de um acordo sobre o clima, em que os países que mais poluem deveriam pagar ou seja, a necessidade de um fundo para financiar as ações de combate aos impactos produzidos pela degradação do planeta, o que não tem acontecido.

Diversos temas diretamente relacionados ao combate `a crise climática não tem obtido consenso nas diferentes COPs, demonstrando que existe um grande fosso entre os discursos, os acordos e protocolos internacionais e as ações, que são extremamente limitadas ou inexistentes.

Durante a COP 21, em 20215, na França, foi firmado o Acordo de Paris, com inúmeros objetivos e metas, a serem estabelecidos pelos diversos países, mas, da mesma forma que o Protocolo de Kyoto, a maioria dos países poluidores, como Estados Unidos, China, Índia, outros do G7 e outros integrantes do G20, não tem cumprido com suas obrigações, demonstrando a falta de compromissos de fato com o combate `as mudanças climáticas e seus impactos.

Os Estados Unidos, durante os dois governos de Trump ( o anterior e o atual) saíram do Acordo de Paris, apesar de ser o maior poluidor mundial historicamente considerado e o segundo desde há muito tempo, logo após a China que é o maior poluidor do planeta há várias décadas.

De acordo com dados de diversas instituições internacionais e nacionais de pesquisas e a própria ONU em seus relatório tem demonstrado que 75% do total das emissões de gases de efeito estufa são provenientes da produção e uso de combustíveis fósseis, petróleo e derivados, gás natural e carvão e que 83% de todos esses gases poluidores são produzidos pelos países do G20, no qual, inclusive o Brasil participa.

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Diante dessas evidências, causa espécie o fato de que em todas as COPs jamais colocam a questão da necessidade de um acordo internacional para parar com a produção e o uso dos combustíveis fósseis, bem como a responsabilização dos países que mais tem poluído o planeta ao longo da história e ainda atualmente continuam sendo os maiores poluidores, pagarem pelos danos ambientais causados pelos mesmos.

Todas as COPs, sem exceção tem sido ótimos fóruns de diálogo, troca de experiência e de mobilização social e política mas com poucos ou nenhum resultado mais efetivo que aponte para uma transição energética, pondo fim ao uso dos combustíveis fósseis e a substituição dos mesmos por energias limpas e renováveis.

Precisamos de mais ações e menos discursos, acordos, tratados e protocolos internacionais que jamais são cumpridos.

Por exemplo, em 1972, ano da realização da 1ª Conferência Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente até 2025, momento da realização da COP30, a produção e emissão de gases de efeito estufa que se acumulam na atmosfera passaram de 16,22 bilhões de toneladas métricas ano e toneladas equivalente de CO2, para 54,5 bilhões desses gases anualmente.

Entre 1972 e 1995, quando foi realizada a primeira COP essas emissões praticamente dobraram atingindo 33,31 bilhões de toneladas métricas por ano.

Em relação `a produção e uso de petróleo e derivados, apesar de todas as discussões ocorridas em todas as COPs, relatórios de organismos internacionais (ONU e outros) indicam um aumento imenso, passando de 20,2 milhões de barris/dia em 1972; para 60,6 milhões de barris/dia (COP1), para 104,9 milhões de barris/dia em 2025.

Já a produção de gás natural, também combustível fóssil, gerador de energia suja, passou de1,7 trilhões de metros cúbicos em 1972; caindo para 1,6 trilhões em 1995 e novamente, aumentando para 4,1 trilhões em 2022.

Outro combustível fóssil que, além de sujo continua sendo utilizada amplamente como fonte de energia principalmente na China, na Índia e em vários países europeus é o carvão, com produção de 5,8 bilhões de ton métricas em 1972 para 4,6 bilhões de ton métricas em 1995, aumentando para 8,8 bilhões de toneladas em 2024.

Outro indicador que também demonstra a falta de cumprimento dos acordos internacionais relacionados com a crise climática é o desmatamento. Apesar da ciência demonstrar sobejamente a importância das florestas, da mesma forma que mares e oceanos, enfim, todos os corpos d’água, têm no controle da poluição, sequestrando gases de efeito estufa e amarzenando-nos no subsolo das florestas, mesmo assim, o mundo assiste passivamente a destruição de todas as florestas, principalmente as florestas tropicais, onde estão incluídas a Amazônia, a floresta do Congo e de alguns outros países asiáticos.

Entre 1972 e 1995 o total de desmatamento no mundo atingiu 180 milhões de hectares, caindo para 107 milhões de ha entre 1995 e 2015, mas aumentando para 109 milhões de hectares entre 2015 e 2025, totalizando 396 milhões de hectares de áreas desmatadas.

Vale a pena mencionar também que o mundo enfrenta outro problema socioambiental terrível que são mais de 100 milhões de hectares de áreas, outrora agricultáveis, anualmente se transformam em áreas degradadas, com muitos impactos na produção de alimentos, na desertificação e nos biomas e ecossistemas.

O Brasil, por exemplo, tem mais áreas degradadas do que ocupadas com agricultura, demonstrando a gravidade deste problema ambiental.

Diante desta realidade apesar de muita euforia, um certo ufanismo e uma grande mobilização mundial despertados pelas diversas COPs, inclusive a COP30, poucos resultados concretos tem surgido ao longo dessas décadas e isto também deve acontecer com a COP30. (quem viver verá)!.

Isto demonstra que, tanto para a Igreja, quanto para todas as demais organizações, públicas e não governamentais, o desafio de um cuidado melhor com o meio ambiente permanecem, cabendo a cada pessoa e a cada entidade ações mais efetivas, possibilitando uma mudança radical e profunda nos paradigmas dos sistemas de produção e nas relações de consumo, dentro de uma ótica de justiça social, justiça climática e justiça intergeracional.

É neste contexto que a Igreja tem diante de si, tanto no Brasil quanto em todos os demais países, um enorme desafio ser coerente com as Encíclicas, Exortações Apostólicas de seus Papas e também com os alertas advindos de milhares de cientistas demonstrando que estamos perdendo muito tempo em “discussões”, dedicando pouco tempo em ações; afinal, são essas ações, que, de fato mudam a realidade!

Juacy da Silva, professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral – Região Centro Oeste.

* A opinião do articulista não reflete necessariamente a opinião do PNB Online

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