Pesquisar
Close this search box.
ARTIGO

2026 vai ser animado

Publicidade

Fecho 2025 com esta 100ª coluna no eh fonte, a newsletter jornalística mato-grossense da qual sou editora e colunista e que completou dois anos de brava existência (e resistência) em outubro passado. O universo conspirou a favor do trabalho. Nos meus textos de opinião, o olhar privilegiou Cuiabá, meus conterrâneos e Mato Grosso, meu estado.

Também no campo pessoal, o saldo é positivo, apesar dos atropelos inerentes ao ser humano. Li uma mensagem no @saudadessempalavras que resume meu 2025 – “talvez não tenha sido o ano mais leve, mas a saudade ensinou o valor dos dias, das pessoas e dos momentos que se tornaram eternos dentro de mim”. A vida dói sem José.

No conjunto, um agradecimento especial aos amigos e colegas da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT que, por eleição, me indicaram para receber a Moção de Aplausos alusiva aos 55 anos da instituição, em cerimônia realizada no dia 9 de dezembro. No evento, foram cerca de 200 servidores agraciados.

Tornei-me docente da UFMT em 1992. Fiz parte do ‘início do início’ do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo. Recebi a homenagem com muito orgulho, pois a UFMT está na memória desta cuiabana ‘tchapa e cruz’ praticamente desde sua fundação.

Leia Também:  A ciência é criacionista

Mas já antecipando as perspectivas para 2026, o ano tem tudo para ser bem animado em várias frentes. Com Copa do Mundo e eleições, além de 11 feriados prolongados, os meses prometem muita agitação, olhar aguçado, relacionamentos, comunicação e convivência entre pessoas em dobro. Nas notícias, ‘ouvir e sentir’ o cidadão será indispensável.

Que em 2026 Cuiabá veja iniciativas concretas de interesse da cidade e de seus habitantes sendo realizadas, em especial no campo social. Entre outros eventos culturais e populares que foram suprimidos em 2025 pela prefeitura da capital ‘por falta de recursos’, espera-se o retorno dos festejos de Carnaval, do aniversário da cidade, da Semana Santa (Peixe Santo) e do Natal.

A desculpa ‘esfarrapada’ do dinheiro, que mais sugere fuga de responsabilidade, está cansando as pessoas, que pedem, em 2026, a ‘virada do disco’ e o estabelecimento de uma gestão criativa e eficaz, incluindo a área de finanças.

Particularmente àqueles leitores da coluna que acreditam em energias mágicas, sugiro, para a passagem do ano, banhos e defumações com as plantas Arruda, Guiné e Fedegoso. Arruda espanta energias negativas, Guiné protege da inveja e do mau olhado e Fedegoso é usado em banho de descarrego. Axé!

Leia Também:  A Hidra da Corrupção e a lição de Hércules

Aos leitores, amigos, familiares e conterrâneos, um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo.

Sônia Zaramella é jornalista e professora aposentada do curso de Jornalismo da UFMT.

* A opinião do articulista não reflete necessariamente a opinião do PNB Online

Artigo publicado originalmente no Eh Fonte

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza