O ano letivo de 2026 começa nesta segunda-feira (02.02) nas 628 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso, com 311.762 matrículas ativas, e também na rede municipal de Cuiabá, para mais de 61 mil alunos. Na capital são 173 unidades escolares, da educação infantil ao ensino fundamental.
A expectativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) é de que o número de estudantes chegue a aproximadamente 317 mil até o mês de março, acompanhando o fluxo de novas matrículas ao longo das primeiras semanas de aula.
Rede estadual
O retorno às atividades escolares marca um momento de reencontro entre estudantes, professores, gestores e famílias, e também de acolhimento para quem inicia uma nova etapa na rede estadual. Para garantir um início de ano organizado e com foco na aprendizagem, a Secretaria preparou uma série de ações que envolvem desde a estrutura das unidades até o suporte pedagógico oferecido aos alunos.
“Estamos iniciando o ano letivo com planejamento, acolhimento e compromisso com cada estudante. A rede estadual já está recebendo os uniformes escolares e já receberam as apostilas, que são atualizadas bimestralmente para garantir um ensino alinhado às necessidades de aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.

Rede municipal
A rede municipal de ensino de Cuiabá tem o horário de funcionamento das 7h às 11h (matutino) e das 13h às 17h (vespertino) para escolas, e das 6h às 18h para creches.
Nas creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e Centro Emergencial de Educação Infantil (CEEI). Já nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC) e demais unidades que atendem o ensino fundamental, os horários de entrada e saída seguem a organização de cada unidade, podendo variar conforme turno e etapa de ensino. A orientação é que os pais confirmem diretamente com a escola do aluno.
A Secretaria Municipal de Educação também confirmou que cerca de 2 mil estudantes com laudo de deficiência receberão Atendimento Educacional Especializado, com estrutura organizada para assegurar inclusão, acompanhamento pedagógico e acessibilidade.
A logística de materiais escolares também está em andamento, com a distribuição de mais de 61 mil kits escolares, além de reserva técnica, diretamente nas unidades, com início na primeira semana de fevereiro e conclusão prevista até o dia 5 de março.
✅ O QUE OS PAIS PRECISAM SABER
📌 Primeiro dia de aula
Levar documento de identificação do aluno, quando solicitado pela unidade.
Conferir junto à escola eventuais orientações específicas.
👕 Uniforme e material escolar
O uso de uniforme segue a orientação de cada unidade e serão entregues após o início do ano letivo.
Os kits escolares serão entregues diretamente nas escolas.
🍽️ Alimentação escolar
A merenda e o café da manhã estão garantidos desde o primeiro dia letivo, conforme os turnos de atendimento.
Fonte: Governo MT – MT

























