
A BR-163 será totalmente interditada no km 1.109, em Guarantã do Norte (MT), nesta quarta-feira (27.05), entre 10h45 e 12h45, para a realização de detonação de rochas. A operação faz parte das obras de correção de traçado na Serra do Cachimbo, conduzidas pela concessionária Via Brasil BR-163.
Esta será a quarta de seis detonações previstas no cronograma da intervenção. Segundo a concessionária, as interrupções são previamente divulgadas para minimizar impactos aos motoristas que trafegam pelo trecho.
Durante o período de bloqueio, a orientação é que condutores respeitem a sinalização provisória e sigam as instruções das equipes no local. A empresa também recomenda evitar a permanência nas proximidades da área da detonação e, se possível, programar a viagem fora do intervalo de interdição.
A obra tem investimento de R$ 16 milhões e prevê a suavização de três curvas na Serra do Cachimbo, ponto considerado crítico para a segurança viária. A expectativa é que as mudanças ampliem a visibilidade e reduzam o risco de acidentes e tombamentos.
De acordo com a concessionária, a previsão de conclusão é outubro de 2026. Fora os momentos de detonação, não estão previstas interdições prolongadas, e o tráfego seguirá com sinalização e orientação aos usuários.

























