João Fonseca escreveu mais um capítulo histórico no tênis brasileiro ao derrotar Novak Djokovic, de virada, e garantir vaga inédita nas oitavas de final de Roland Garros. Em uma partida épica de 4h53 na quadra Philippe Chatrier, o brasileiro de 19 anos venceu o sérvio por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 4/6, 6/3, 7/5 e 7/5.
Número 30 do mundo, João conquistou a maior vitória da carreira justamente diante do maior campeão de Grand Slams da história, dono de 24 títulos. Fã declarado de Djokovic, o brasileiro mostrou personalidade para reagir após perder os dois primeiros sets e fechou o confronto com três aces consecutivos.

O triunfo coloca João Fonseca entre os grandes destaques do torneio e marca sua melhor campanha em um Grand Slam. O brasileiro se tornou apenas o segundo tenista a vencer Djokovic em Roland Garros após sair perdendo por 2 sets a 0 — feito alcançado anteriormente apenas pelo austríaco Jurgen Melzer, em 2010.
A vitória também mantém viva a expectativa por um campeão inédito em Roland Garros 2026, já que Djokovic era o único vencedor de Grand Slam ainda presente na chave masculina.
Com o resultado, João conquista sua primeira vitória sobre um top-5 do ranking mundial e a segunda diante de um top-10. Antes disso, o brasileiro havia sido eliminado por Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Alexander Zverev em confrontos contra jogadores da elite do circuito.
Nas oitavas de final, João Fonseca enfrentará o vencedor do duelo entre Casper Ruud e Tommy Paul. O desempenho em Paris também já garante ao brasileiro subida no ranking mundial e reforça o momento histórico vivido pelo tênis nacional.





















