Reprodução

Tania Moschini, professora aposentada da rede pública de ensino em Mato Grosso e amante das letras, lançou recentemente seu livro intitulado “E agora, pra onde?”, disponível para compra neste link. A obra traz uma coleção de crônicas repletas de momentos engraçados e emocionantes vivenciados por Tania em suas viagens mundo afora. O livro pretende despertar nos leitores o desejo de explorar o mundo e aproveitar cada experiência que a vida oferece.
Em entrevista ao PNB Online, Moschini contou sobre a inspiração para escrever o livro. “Eu sempre gostei muito de escrever e viajar. Então, há alguns anos, passei a registrar em cadernetas o dia a dia das viagens não rotineiras que fazia, uma espécie de diário de viagem. Com o tempo, claro, acumulei uma quantidade razoável desses registros. Então, depois que me aposentei, surgiu a ideia de aproveitar todo aquele material e escrever um livro. Não um guia turístico, ou de dicas de viagens, mas um livro que contasse as minhas experiências, as sensações que eu vivi durante as minhas andanças por aí”, compartilha.
Como explica a escritora, os destinos das viagens descritas no livro foram selecionados criteriosamente, com o objetivo de compartilhar o lado divertido, leve e descontraído de suas aventuras. “Priorizei aquelas que mostram o nosso (e aqui incluo meu marido e companheiro de viagem, que esteve comigo em quase todas) lado divertido, leve e descontraído de encarar o que quer que aconteça em uma viagem. Tanto os episódios agradáveis quanto os ‘sufocos’, que, claro, não são poucos. E se, com isso, puder despertar alguma emoção no leitor, entendo que fiz as escolhas acertadas”.
Entre as muitas histórias marcantes compartilhadas por Tania, ela destacou um momento de grande emoção vivido durante a apresentação do espetáculo “O Rei Leão”, em Londres. Ela assistiu à peça ao lado de seu pai, no dia do seu aniversário de 86 anos, e sentiu algo que a emociona até hoje. “Sabia que a possibilidade de viver tudo aquilo novamente era ínfima. Foi inesquecível e por isso fiz questão de registrar e compartilhar”, disse.
Para Tania, o maior propósito do livro é despertar nos leitores o desejo de explorar o mundo sem esperar pela ‘viagem perfeita’. “Espero que a leitura do meu livro desperte nos leitores o desejo de arrumar a mala e sair por aí, sem esperar pela ‘viagem perfeita’. Toda viagem pode proporcionar prazer, qualquer que seja seu destino. O importante mesmo é a gente se disponibilizar a isso, abrir o coração”, deseja.
A mensagem central que Tania deseja transmitir é clara: não permitir que os guias turísticos engessem as viagens. Ela incentiva os leitores a darem asas ao coração, aos instintos e a exercitarem a capacidade de improvisação. Além disso, ela enfatiza a importância de aproveitar cada viagem para curtir sua companhia, mesmo que sejam apenas eles mesmos.
Divulgação

Questionada sobre como a escrita sobre suas experiências de viagem impactou sua perspectiva e apreciação pelo mundo ao seu redor, a autora explica que mesmo depois de tantas experiências, a vontade de continuar explorando o mundo só aumenta. “É curioso, porque sinto que quanto mais viajo, mais vontade tenho de viajar. Chego de uma viagem já pronta para planejar a próxima. Apesar da percepção de que, no final das contas, as cidades são cada vez mais parecidas, devido à proximidade cultural que a tecnologia proporciona, cada experiência é única e merece ser vivida. A gente pode ir para o mesmo lugar inúmeras vezes, mas a cada retorno a bagagem vem repleta de novas experiências, de novos prazeres. Enfim, viajar para mim é um tônico de vida. Revigora a alma.”
Com “E agora, pra onde?”, Tania Moschini convida os leitores a embarcarem em uma jornada divertida e emocionante ao redor do mundo. Seu livro é um convite para explorar novos horizontes, apreciar as pequenas surpresas da vida e desfrutar das maravilhas que cada viagem pode oferecer. Com uma escrita envolvente e repleta de sensibilidade, a autora mostra que a aventura está sempre ao nosso alcance, basta abrir os olhos e o coração para vivê-la plenamente.
Sobre a autora
Natural de Três Passos, no Rio Grande do Sul, Tania Moschini possui uma trajetória diversificada. Formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, com habilitação em Língua Portuguesa e Francesa, ela dedicou 38 anos de sua vida à educação, sendo apenas quatro deles em sala de aula. Durante sua carreira, trabalhou nas áreas técnicas e de gestão de secretarias estaduais de Mato Grosso, e nos últimos 18 anos de serviço público, no Tribunal de Contas do Estado, onde atuou em funções de assessoria.
Após se aposentar, Tania direcionou sua paixão pelas letras para a escrita, tornando-se revisora de textos, ghostwriter e até mesmo criadora do curso online “Português para alavancar sua carreira”. Atualmente, ela concilia suas atividades de revisora com a produção de seus próprios textos e a administração da fazenda que possui junto com seu marido, dedicada à produção de touros. Casada há 44 anos com Antonio Joaquim, seu primeiro namorado, Tania construiu sua família em Cuiabá, onde reside desde 1980.
























