Marcos Vergueiro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (20.12), 172.251 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.331 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Nas últimas 24 horas foram registradas mais 11 mortes pela doença. A SES, no entanto, não divulgou detalhes sobre as mortes mais recentes.
Dos 172.251 casos confirmados de covid-19 em Mato Grosso, 4.285 estão em isolamento domiciliar e 162.976 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados, há 168 internações em UTIs públicas e 149 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 41,69% para UTIs adulto e em 17% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de covid-19 estão: Cuiabá (38.693), Rondonópolis (12.721), Várzea Grande (12.037), Sinop (9.367), Sorriso (7.603), Lucas do Rio Verde (7.172), Tangará da Serra (6.985), Primavera do Leste (5.551), Cáceres (3.752) e Nova Mutum (3.604).
O documento ainda aponta que um total de 134.988 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 524 amostras em análise laboratorial.
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

























