Pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, o médico e deputado estadual Lúdio Cabral (PT) defende o enfrentamento a problemas crônicos como saúde, transporte público e mobilidade urbana como forma de mudar a realidade da população da capital mato-grossense. Em entrevista ao Jornal da Cultura 90.7, ele também falou sobre a relação com o Governo do Estado, caso seja eleito.
“Cuiabá tem muitos problemas. Essa eleição é uma eleição de mudança, a população espera mudança. E o nosso propósito é de mudança verdadeira para melhorar a vida do nosso povo. Tem muito abandono em Cuiabá”, afirmou Lúdio Cabral, ao propor uma análise aprofundada sobre os problemas da cidade.
Leia também: Lúdio e Mauro: em respeito a Cuiabá
Saúde Pública
Médico da rede pública, Lúdio defende a ampliação e fortalecimento da atenção primária da saúde com mais profissionais e tecnologia agregada. “Precisamos fortalecer a atenção primária. E ir além, com atendimento diferenciado em postos de saúde”.
Outro ponto é estabelecer parcerias com o Governo do Estado e ampliar atendimentos especializados na saúde, a exemplo da oncologia. “Você tem que buscar diálogo com o Governo do Estado e o Governo Federal. Entre governantes não existe essa história de ser oposição ou situação. Governo não faz oposição a governo. Governo faz parceria, faz diálogo para poder enfrentar e superar os problemas”.
Mobilidade Urbana
Além da saúde, o pré-candidato acredita que seja o momento de enfrentar os problemas relacionados à mobilidade urbana na capital, que vai desde a execução de importantes obras nas ruas e avenidas de Cuiabá como uma melhora no transporte coletivo.
“Precisa redesenhar as linhas de ônibus. Não tem sentido a pessoa levar uma hora e meia para ir de casa para o trabalho, não tem sentido ficar demorando no ponto de ônibus descoberto, entrar em ônibus apertado, sucateado e que não tem ar-condicionado. Temos que enfrentar as empresas de transporte coletivo que fazem o que querem”.
Justiça Climática
Outra proposta do pré-candidato a prefeito de Cuiabá é a atenção ao clima. Para Lúdio Cabral é preciso implementar estratégias assertivas para evitar tragédias como o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.
No caso de Cuiabá, o médico ainda tem como proposta a implantação de um programa que garanta justiça climática às famílias de baixa renda. “A população trabalhadora de Cuiabá não tem acesso a ar-condicionado. Precisamos baratear o custo de energia da população trabalhadora para que elas possam ter ar-condicionado em casa”.
Confira a íntegra da entrevista:






















