
A Prefeitura de Cuiabá informou que concluirá o pagamento da folha salarial de dezembro dos servidores municipais até a próxima sexta-feira (10.01). A informação foi divulgada nas redes sociais e pelo prefeito Abílio Brunini em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (06.01), em que detalhou a situação financeira do município e justificou o atraso nos vencimentos.
Na última semana, Brunini decretou estado de calamidade financeira, alegando insuficiência de recursos para honrar compromissos. Segundo o prefeito, a folha de pagamento de dezembro soma R$ 61 milhões, mas a previsão de caixa para o dia 9 de janeiro é de apenas R$ 50 milhões.
Anteriormente, a gestão municipal anunciou que o pagamento atrasado ocorreria até o 5º dia útil do mês. A decisão de adiar o pagamenton foi tomada com base na expectativa de que os cofres municipais terão R$ 105 milhões disponíveis no dia 10.
Além da folha de dezembro, a Prefeitura enfrentará o desafio de quitar a folha salarial de janeiro, a primeira integralmente sob a gestão atual. Não foram fornecidas informações sobre o pagamento de férias ou outros benefícios acumulados.
Em relação a fornecedores, o prefeito mencionou que algumas empresas que prestam serviços essenciais, como saúde, educação e coleta de lixo, estão sem receber desde outubro de 2024. O foco, segundo ele, será garantir a continuidade desses serviços para evitar interrupções no início do ano.
O decreto de calamidade financeira permite à administração municipal solicitar apoio financeiro dos governos estadual e federal.
























