Pesquisar
Close this search box.
COMBUSTÍVEL FÓSSIL

Consumo de diesel em MT gera 12 mi de toneladas de CO₂ em 2024

Estado liderou consumo no setor agropecuário, de acordo com a ANP

Publicidade

Consumo de diesel em MT gera 12 mi de toneladas de CO₂ em 2024
Consumo de diesel em MT gera 12 mi de toneladas de CO₂ em 2024 (Foto: Agência Brasil)

Mato Grosso figurou em 2024 como o sexto maior consumidor de óleo diesel do país, atrás de estados como São Paulo e Paraná, com mais de 4 bilhões de litros vendidos, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por segmento de atividade econômica.

A estimativa é que, somente com a queima desse combustível, o estado tenha emitido cerca de 12,85 milhões de toneladas de CO₂ no último ano, considerando o fator médio de emissão de 3,2 kg de CO₂ por litro de diesel, utilizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O uso de diesel é predominante em setores como a agricultura, em que Mato Grosso lidera com 255 milhões de litros vendidos apenas para esse segmento, além de movimentar mais de 265 milhões de litros no transporte rodoviário, principal meio de escoamento da produção estadual. O estado se destaca especialmente nesse setor em razão, entre outras questões, da forte mecanização no campo e da logística baseada em transporte rodoviário.

Leia Também:  Crise climática leva Sebrae a criar curso voltado a pequenos empreendedores

Além da agricultura e do transporte, o combustível também abastece o setor extrativo (30 milhões de litros), a indústria de alimentos (8,5 milhões), os serviços (18 milhões) e o transporte ferroviário (45 milhões). A soma dessas atividades aponta para um grau elevado de dependência estrutural do estado em relação aos combustíveis fósseis.

Segundo o Ipea, os veículos movidos a diesel emitem mais CO₂ por unidade de volume em comparação com outros modais motorizados. Para cada litro de diesel queimado, estima-se a liberação de 3,2 kg de CO₂, somando os efeitos da combustão, produção e distribuição do combustível.

O levantamento da ANP foi feito com base nos volumes vendidos pelas distribuidoras, discriminados por unidade da federação e setor consumidor. Ao todo, o Brasil comercializou mais de 67 bilhões de litros de óleo diesel em 2024.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza