
O servidor público Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, preso nesta terça-feira (22.04) por envolvimento na morte da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, 16, tem histórico de feminicídio na família. O irmão dele, Alecino Anunciação de Santana, foi condenado a 21 anos de prisão em 2021 por matar a ex-companheira Domingas Cecília da Silva Oliveira, 49, em Cuiabá.
Benedito era lotado na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), que informou, por meio de nota, que o servidor foi exonerado. Ele foi preso no Hospital Municipal de Cuiabá. O filho dele, Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, 18, também foi detido por participação no crime.
Heloysa foi sequestrada durante um assalto à casa da família no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. O carro da família foi levado e, com auxílio de câmeras de segurança, a polícia chegou à região do Ribeirão do Lipa, onde encontrou o corpo da adolescente em um poço, com mãos e pernas amarradas.
Horas antes, Benedito havia feito uma publicação no Facebook perguntando se alguém havia visto a adolescente.
Em 2020, o irmão dele, Alecino, foi preso após esfaquear Domingas no pescoço, na avenida Carmindo de Campos, também na capital. A vítima estava a caminho do trabalho. Imagens de segurança registraram o momento em que o agressor chega de bicicleta, agride a mulher com socos e chutes e, em seguida, comete o crime.
Domingas já havia denunciado o ex por violência doméstica e tinha medida protetiva. Alecino já havia usado tornozeleira eletrônica. Ele foi preso em flagrante no mesmo dia, em casa, e julgado pela Primeira Vara Criminal de Cuiabá.