O Aeroporto Internacional de Cuiabá deve receber 117 mil passageiros, entre embarques, conexões e desembarques, nos mais de 850 voos da aviação comercial previstos entre os dias 20 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, período das festividades de Natal e Ano Novo.
No total, a expectativa é de que a movimentação seja 10% superior à registrada no mesmo período do ano passado, quando 106 mil passageiros foram atendidos em 802 frequências. Para atender à crescente demanda da mobilidade aérea da região, as companhias Azul e Gol incluíram em sua programação a realização de 69 voos extras partindo do Aeroporto Marechal Rondon – além da inclusão da rota sazonal para Salvador (BA), operada pela Gol com quatro frequências adicionais.
Além dos acréscimos para a capital baiana, a companhia também pretende operar voos adicionais para os seguintes destinos: 22 frequências para São Paulo – Guarulhos (SP), 18 para Brasília (DF), 18 para o Rio de Janeiro – Galeão (RJ) e quatro para São Paulo – Congonhas (SP). Já a Azul prevê a inclusão de dois voos extras com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), que administra o aeroporto, a crescente demanda de passageiros e de voos demonstra o potencial do equipamento como dinamizador da mobilidade aérea no Centro-Oeste. “Diante das transformações realizadas recentemente no Aeroporto Internacional de Cuiabá, estamos cada vez mais preparados para atender ao crescente fluxo de passageiros que desejam aproveitar as maravilhas naturais do Pantanal, consolidando nosso equipamento como um centro de conexões para a região Centro-Oeste e conferindo ainda mais qualidade, eficiência e segurança em nossas operações”, avalia.

Aeroporto entre os cinco mais bem avaliados
Após receber investimentos da ordem de R$ 280 milhões, que marcaram um salto de qualidade e eficiência, o Aeroporto Marechal Rondon figura entre os cinco mais bem avaliados do país segundo o acumulado de janeiro a novembro de 2025 na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, conduzida pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. O avanço é expressivo: em 2023, o terminal ocupava a última posição entre os 20 maiores aeroportos brasileiros; em 2024, evoluiu para o oitavo lugar e, agora, está entre os cinco melhores, consolidando um avanço contínuo na percepção de quem o utiliza.
A pesquisa é realizada mensalmente e considera itens como conforto da sala de embarque, inspeção de segurança, disponibilidade de tomadas, internet, estabelecimentos comerciais e sanitários, entre outros. Todos os critérios foram beneficiados pelos investimentos realizados pela concessionária nos últimos anos, reafirmando o êxito das ações.
Com a conclusão das obras de ampliação e modernização, o Aeroporto Internacional de Cuiabá recebeu autorização da ANAC para operar voos internacionais, uma antiga demanda da região, e passou a oferecer ambientes mais amplos, mais conforto térmico, nova sinalização e mobiliário, além de conjuntos de sanitários com espaços família. As melhorias estruturais resultaram em maior funcionalidade e comodidade para passageiros, parceiros comerciais e colaboradores.
“Quem circulou pelo Aeroporto Marechal Rondon no último ano percebeu o salto de qualidade em conforto, segurança e conveniência. Os investimentos na modernização do terminal elevaram a infraestrutura a um nível compatível com a relevância e com a expectativa da região, tornando o empreendimento ainda mais competitivo para a ampliação da malha aérea, o desenvolvimento turístico e econômico do estado, além de proporcionar uma experiência de viagem mais qualificada. É uma satisfação imensa encerrar o ano com resultados positivos atestados pelos nossos passageiros”, destaca Migliorini.



























