Pesquisar
Close this search box.
HISTÓRICO

AL dá posse à primeira deputada indígena de MT

Eliane Xunakalo, do povo Kurâ-Bakairi, assume mandato de 30 dias e diz representar os 46 povos indígenas de Mato Grosso.

Publicidade

(Imagem: TVAL)

Nesta quarta-feira (15.04), a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) deu posse à primeira mulher indígena da história a ocupar o cargo de deputada estadual. Eliane Xunakalo (PT), do povo Kurâ-Bakairi, originária da Terra Indígena Santana, em Nobres, assume por 30 dias a cadeira do deputado Lúdio Cabral (PT). Com a posse, a ALMT passa a contar, ainda que temporariamente, com uma representação inédita: a de uma mulher indígena que leva para o Parlamento a vivência, as pautas e a voz dos povos originários do estado.

Em seu discurso de posse, Xunakalo afirmou que sua presença na Assembleia simboliza a entrada coletiva dos povos indígenas no espaço político. “Hoje, quem toma posse não é Eliane Xunakalo, e sim os 46 povos indígenas do Estado de Mato Grosso”, iniciou.

Ela também destacou que o compromisso firmado ao assumir o cargo se estende às comunidades indígenas e tradicionais. “O juramento que fiz aqui para a sociedade mato-grossense é também para os povos indígenas do Estado”, afirmou.

A deputada ressaltou o caráter histórico da posse e defendeu maior participação indígena na política institucional. “Sou a primeira e espero que venham muitas outras mulheres e homens a ocupar este espaço”, disse, ao citar o legado do líder indígena Mário Juruna no Congresso Nacional.

Leia Também:  Governo fixa subvenção à gasolina em R$ 0,44 por litro

Xunakalo também abordou o conceito de território sob a perspectiva indígena durante sua fala. Segundo ela, a terra vai além de um espaço físico e está ligada à identidade e à sobrevivência dos povos. “O território para nós é casa. E a nossa casa é este estado, essa terra onde pisamos”, afirmou.

Durante o discurso, mencionou a presença indígena em diferentes biomas de Mato Grosso, como Pantanal, Cerrado e Amazônia, e disse que pretende levar ao Parlamento demandas relacionadas à proteção territorial, combate a invasões e ao garimpo ilegal, além de pautas econômicas e sociais. Ela também destacou que os povos indígenas somam cerca de 60 mil pessoas no estado, distribuídas em dezenas de terras indígenas, e defendeu que o mandato vá além de um gesto simbólico.

Mais sobre Eliane

Bacharel em Direito, com especializações em Direito Administrativo e Administração Pública, a nova parlamentar traz na trajetória a defesa dos direitos indígenas e a atuação em espaços de liderança. Foi a primeira mulher a presidir a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), onde foi reeleita, e também integra articulações nacionais voltadas às mulheres indígenas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza