
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) recebeu 1.249 denúncias de irregularidades no trânsito entre fevereiro e abril deste ano por meio do canal de WhatsApp Fiscalizap. Destas, a Prefeitura de Cuiabá afirma ter atendido 942. As queixas mais frequentes dizem respeito ao bloqueio de calçadas e garagens, que juntas somaram mais de 300 registros.
O mês de abril concentrou o maior volume de reclamações, com 504 ocorrências. O principal problema relatado foi o bloqueio de calçadas (174 casos), seguido por obstrução de entrada e saída de imóveis (134). Estacionamentos irregulares (125), ocupação de vagas de táxi (70), carga e descarga fora das normas (50), veículos abandonados (42) e falhas na sinalização (27) também figuram entre as principais queixas da população.
O Fiscalizap funciona pelo número (65) 9 9235-6950 e é voltado ao recebimento de denúncias sobre infrações de trânsito e situações que comprometem a mobilidade urbana. Entre os casos que podem ser comunicados estão estacionamento em locais proibidos, como faixas de pedestre, vagas de idosos ou PCDs sem credencial, e frente a garagens, além de emergências como veículos quebrados, fios energizados na via e semáforos inoperantes.
Outra opção para registrar ocorrências emergenciais é o número 118, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que redireciona os chamados às equipes competentes. Segundo dados do Ciosp, 41,9% das ligações recebidas tratam de acidentes sem vítimas, 17,8% de remoção de veículos e 13,7% de acidentes com vítimas. Estacionamento irregular e semáforos apagados completam a lista de incidentes mais relatados
O diretor de trânsito da Semob, Michel Diniz, explica que ao receber a denúncia do cidadão, que às vezes ultrapassam 50 por dia, os agentes identificam o proprietário responsável pela irregularidade por meio da foto da placa do veículo. A informação é conferida com o banco de dados da pasta, que reúne todos os detalhes necessários.
A partir de então, os agentes entram em contato com o proprietário do veículo/motocicleta identificado na base cadastral e tomam todos os procedimentos administrativos legais para garantir a retirada do veículo em situação irregular.
“É importante lembrar aos condutores que o Código de Trânsito determina que o auto de infração só pode ser lavrado mediante constatação do agente autuador. Portanto, a denúncia serve para que possamos nos comunicar com o motorista; caso ele não atenda, o agente de trânsito vai in loco para fazer a averiguação e, no caso, a autuação”, esclarece Diniz.
Assim como o Disque-Trânsito 118, o Fiscalizap funciona de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 6h às 12h.