Pesquisar
Close this search box.
ARTIFICIAL

Brasileirão 2026 deve ter recorde de jogos em gramado sintético

Com acessos de Athletico e Chapecoense e possível uso do Nilton Santos pelo Vasco, número pode superar 100 partidas na próxima temporada

Publicidade

O Brasileirão de 2026 caminha para ter o maior número de jogos em gramado sintético da história da Série A. Com Athletico e Chapecoense garantidos na elite ao lado de Palmeiras e Botafogo, já são quatro clubes que mandam partidas em arenas com piso artificial. A tendência é que o número aumente caso Atlético-MG e Vasco permaneçam na divisão (as chances de queda são mínimas) — e, no caso dos cariocas, utilizem o Nilton Santos durante a reforma de São Januário. Nesse cenário, a competição pode chegar a 114 jogos em grama sintética, cerca de 30% do total.

Arena Condá, em Chapecó, também adotou o gramado artificial. Foto: ACF/Prefeitura

A adoção do piso artificial ganhou força ao longo da última década. O Athletico foi pioneiro em 2016, seguido por Palmeiras em 2020, Botafogo em 2023 e Atlético-MG em 2025. A Chapecoense entrou na lista recentemente após reforma na Arena Condá, conduzida pela prefeitura em parceria com o clube. Hoje, o uso do gramado sintético se relaciona tanto à manutenção quanto à necessidade de conciliar o estádio com eventos e shows.

Leia Também:  Corinthians vence o Flamengo e conquista a Supercopa do Brasil 

O tema, porém, segue cercado de polêmica. Jogadores como Neymar, Thiago Silva e Bruno Henrique lideraram, no início de 2025, um movimento pelo fim do piso artificial, alegando riscos físicos. O Flamengo também se posicionou, afirmando que há desequilíbrio financeiro entre clubes que usam grama natural e sintética. Já as equipes mandantes em arenas artificiais contestam, dizendo que não há evidências científicas que apontem aumento de lesões.

Com mais jogos previstos nesses estádios e divergências intensificadas, o debate deve ganhar ainda mais força ao longo da temporada 2026.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza