A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em sessão nesta terça-feira (12.08), uma moção de aplausos ao influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, pela sua na denúncia da sexualização e adultização precoce de menores nas redes sociais. A moção foi proposta pelo vereador Rafael Ranalli (PL). A homenagem foi motivada pelo vídeo publicado pelo criador de conteúdo em 6 de agosto deste ano, no qual expôs um caso envolvendo uma adolescente de 17 anos e apontou o também influenciador Hytalo Santos como figura central da exposição indevida.
“Eu já acompanho ele há um tempo. Eu vi o trabalho dele contra os jogos de azar, o tigrinho, os influenciadores que ganham dinheiro com essa pauta. Ele também tem um trabalho de defesa e proteção na questão da depressão. E agora ele fez uma denúncia da exibição exacerbada em redes sociais por um influencer específico que exibe e adultiliza crianças”, defendeu Ranalli.
Com mais de 50 minutos de duração e já 35 milhões de visualizações, o vídeo publicado por Felca detalhou um cenário preocupante do ambiente digital, onde a busca por audiência e lucro muitas vezes se sobrepõe à proteção de crianças e adolescentes. Felca foi reconhecido pelo parlamentar não apenas por expor de forma fundamentada e responsável a situação, mas também por já ter se destacado anteriormente pela recusa de uma proposta milionária para promover jogos de azar, preservando sua imagem e a confiança de seu público, formado em grande parte por jovens.
Para Ranalli, a postura de Felca representa um exemplo de resistência moral e compromisso social. “Sua coragem e integridade em trazer à tona um tema tão delicado e relevante servem de inspiração para todos que acreditam em um ambiente digital mais seguro e ético”, diz a justificativa da moção.
Câmara destacou que a atuação do influenciador não apenas alertou a sociedade para o problema, mas também fomentou um debate nacional sobre a proteção de menores no ambiente virtual.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
COMENTE ABAIXO: