
Carlos Bolsonaro é o ideólogo da família Bolsonaro. É o encarregado de fazer sempre os ataques mais virulentos aos aliados quando eles não se comportam como a família exige. Os Bolsonaros exigem que aliados e seguidores sejam sempre subservientes, complacentes e serviçais aos interesses do pai e filhos.
Carluxo, como é conhecido, disparou nas redes sociais, neste final de semana, um ataque aos governadores de direita. Sem citar nomes, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que, enquanto o pai está preso, os “direitistas se calam”. A mensagem foi compartilhada pelo irmão Eduardo. Carlos Bolsonaro comparou os governadores a “ratos”. Na lista de governadores de direita cabem os nomes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Paraná, Ratinho Júnior, e o governador Mauro Mendes, de Mato Grosso. Mendes, recentemente, em respostas às cobranças dos bolsonaristas, disse que “trabalha em silêncio” para livrar Bolsonaro da cadeia.
– Tentei, até agora, ser a pessoa mais paciente possível diante desses chamados “governadores democráticos”. Mas os fatos, todos os dias, me provam que não há como levar nenhum desses sujeitos a sério.
– Enquanto Jair Bolsonaro está preso, doente e sendo lentamente assassinado a…
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) August 17, 2025
Segundo a jornalista Maria Clara Mattos, da CNN, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), compartilhou neste domingo (17) nas redes sociais uma mensagem crítica a “governadores democráticos” de direita. Sem citar nomes, Carlos afirma que os políticos se “comportam como ratos” e que se limitam a fazer oposição ao PT (Partido dos Trabalhadores).
A publicação foi compartilhada pelo seu irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O vereador também comparou os golpistas a “presos políticos”, fazendo referência aos investigados e condenados pelos ataques à sede dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Do Buraco da Memória, para quem quer saber mais sobre a trama da tentativa de golpe e da ação da extrema direita bolsonarista no 8 de janeiro, segue o link do Ensaio Audiovisual Científico sobre as Cenas da Extrema Direita. E para quem quiser saber mais sobre o retrospecto de ataques virulentos de Carlos Bolsonaro contra aliados, leia o artigo “A ideia plana e a repulsa ao Outro: o caso Bolsonaro (s)”, publicado pela revista Mediapolis da Universidade de Coimbra. O perfil da família Bolsonaro é traçado pelo principal ponto do caráter do ex-presidente e filhos: o egoísmo militante. Só pensam neles, o resto que se exploda.



















