Pesquisar
Close this search box.
PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Cidades de Mato Grosso vão receber teste de alerta da Defesa Civil

Mensagem será enviada para celulares em Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco.

Publicidade

A Defesa Civil de Mato Grosso vai realizar, no sábado (27.09), o teste de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta”, do Governo Federal. A ferramenta, que está em fase de implementação no Estado, tem como objetivo aprimorar a comunicação com a população em situações de risco e emergência.

O teste será realizado a partir das 14h e será direcionado à população que estiver nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. No entanto, o alerta poderá ser recebido também por moradores de cidades próximas, de acordo com a cobertura das operadoras de celular.

A mensagem enviada será: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.

Todos os aparelhos com conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.

Não há necessidade de cadastro prévio e a mensagem de alerta aparece na tela do celular sobreposta aos demais aplicativos que possam estar em uso. Além disso, a mensagem é acompanhada de sinal sonoro.

Leia Também:  Justiça dá prazo para réus se manifestarem sobre falhas em usina

A Defesa Civil reforça que não há motivo para pânico durante o teste.

A nova ferramenta

O sistema Defesa Civil Alerta é uma tecnologia nacional que envia mensagens de emergência diretamente aos celulares das pessoas que estiverem em uma área de risco, ainda que o telefone esteja no modo silencioso.

A ferramenta possui dois tipos de alerta:

  • O extremo, considerado o mais crítico, é acompanhado de um sinal semelhante a uma sirene, e indica urgência imediata, sendo necessário que a população adote medidas de proteção naquele exato momento. É este alerta que será testado em Mato Grosso.

  • Já o alerta severo emite um sinal sonoro semelhante ao do SMS, de recebimento de mensagem, e aponta urgência não imediata, dando tempo maior para a população se proteger.

A Defesa Civil ressalta que o sistema de alerta complementa outros canais já existentes, como envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais.

Para se cadastrar para receber os alertas via SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.

Leia Também:  “Racismo no Brasil é dissimulado e ocorre de forma velada”, afirma promotor

A população também pode se informar pelo Instagram da Defesa Civil Estadual: @defesacivilmt.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza