O Flamengo encerrou este domingo na pior posição do Campeonato Carioca. Com apenas um ponto conquistado em três rodadas, o Rubro-Negro ocupa a lanterna do Grupo B e também da classificação geral do Estadual, cenário que, neste momento, coloca o clube na zona de risco de rebaixamento.
Disputando as primeiras rodadas da competição com a equipe sub-20, o Flamengo ainda não conseguiu engrenar. Mesmo tendo um jogo a mais do que a maioria dos adversários, o time é o sexto colocado de sua chave e o 12º no geral após o encerramento da segunda rodada da Taça Guanabara.

O regulamento do Carioca prevê que os dois clubes de pior campanha em cada grupo avancem para o quadrangular do rebaixamento. Nessa fase, as quatro equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, totalizando seis partidas para cada time. Ao fim do quadrangular, o último colocado será rebaixado para a Série A2 do Estadual.
A opção por utilizar os jovens ocorre após o elenco principal ter encerrado a temporada em 17 de dezembro, quando foi derrotado nos pênaltis pelo PSG na final do Intercontinental. Até o fim da primeira fase, o Flamengo ainda terá pela frente clássicos contra Vasco, no dia 21, e Fluminense, no dia 25, além do confronto com o Sampaio Corrêa, em 7 de fevereiro — partidas que podem ser decisivas para a reação rubro-negra na competição.























