Após um ano de infindáveis atritos entre o prefeito Abilio Brunini (PL) e sua vice-prefeita Coronel Vânia (Novo), um novo capítulo surge, como uma trégua no Palácio Alencastro. Abilio anunciou a publicação de um decreto que institui autonomia financeira e de nomeações para a vice-prefeita, logo após Coronel Vânia fazer críticas públicas sobre a falta de orçamento para a Vice-Prefeitura.
Com esse decreto, Coronel Vânia terá autonomia para ordenar despesas e para nomear e exonerar cargos comissionados no seu gabinete. A Prefeitura anuncia a medida como um marco histórico, sendo a primeira vez que o cargo de vice-prefeito da capital recebe esse nível de autonomia por meio de ato formal do Executivo.
O decreto estabelece que a vice-prefeita passa a ter competência delegada para ordenar despesas necessárias ao funcionamento e à execução das atividades de sua estrutura organizacional, respeitando os limites orçamentários e as normas de direito financeiro e contábil.
Além da ordenação de despesas, o decreto dá à vice-prefeita a prerrogativa de nomear e exonerar os ocupantes dos cargos em comissão de sua estrutura, permitindo a formação de uma equipe de confiança para atuação direta no Gabinete.
Leia também: Vice denuncia prefeito por estelionato eleitoral contra as mulheres de Cuiabá

























