O Cuiabá teve o rebaixamento decretado após a vitória do Juventude por 3 a 2 sobre o Atlético-MG. Com este resultado somado ao empate sem gols entre Fluminense e Criciúma, deixam o time mato-grossense sem qualquer possibilidade de ultrapassar três adversários até o fim do Brasileirão.

O rebaixamento vem um ano após o Dourado ter feito a sua melhor campanha na Série A. Em 2023, o time somou 51 pontos e terminou na 12ª colocação. Em 2021, primeiro ano na elite, o Cuiabá somou 47 pontos e ficou em 15º. Em 2022 teve apenas 41 pontos e encerrou a participação em 16º, o último fora da zona de rebaixamento.
O rebaixamento ocorreu antes mesmo de o Dourado entrar em campo, uma vez que o resultado do time de Caxias do Sul tirou qualquer possibilidade de permanência, independentemente do placar do confronto com o Bahia, que será disputado no próximo sábado (30.11), às 18h30 (de MT), na Arena Pantanal.
Das 38 rodadas do Brasileirão, a equipe mato-grossense estará em 27 delas dentro da zona de rebaixamento. Foi uma campanha bem abaixo das expectativas criadas no começo da temporada. Uma boa campanha em 2023, somada às contratações visando a temporada atual, deram uma sensação de que o Cuiabá teria vida tranquila na Série A, o que não ocorreu.
Além do Bahia, o Dourado ainda enfrenta o Fluminense e o Vasco para encerrar a participação no Brasileirão de 2024.




















