Pesquisar
Close this search box.
CINEMA INTERNACIONAL

Eduardo Butakka e Thyago Mourão representam o Brasil em festival de cinema no Canadá

Os artistas desembarcaram na cidade de Toronto, nesta quarta-feira (6), onde acontece o evento.

Publicidade

Os artistas cuiabanos Eduardo Butakka e Thyago Mourão desembarcaram nesta quarta-feira (06.11) em Toronto, no Canadá, onde representarão o Brasil no WideScreen Film & Music Video Festival. O curta-metragem “Celeste”, dirigido e interpretado por Butakka e produzido por Mourão, é um dos finalistas do evento, que ocorre entre 7 e 10 de novembro.

O festival, que recebeu mais de 17 mil inscrições e selecionou apenas 200 obras, contará com o curta cuiabano na disputa. A obra é uma produção independente, sem financiamento público ou patrocínio privado, e conta a história de Celeste, uma artista transformista que adapta seus shows para a internet durante o isolamento social da pandemia. Gravado em plano sequência e com cerca de nove minutos de duração, o curta rendeu a Butakka o Prêmio Prata de Melhor Ator em Nova Iorque, em 2023, e acumula prêmios em festivais na Índia e em Portugal.

Leia também: Curta-metragem de Eduardo Butakka vence prêmio em Portugal

Em Toronto, Butakka revelou estar entusiasmado por levar um trabalho de Mato Grosso a um evento internacional. “É uma alegria e uma grande responsabilidade representar o Brasil e, especialmente, Cuiabá, em um festival tão prestigiado. Estar aqui com o ‘Celeste’ é a prova de que o cinema independente brasileiro tem voz e espaço”.

Leia Também:  Pesquisadores revelam histórias invisíveis de povos da Amazônia

Thyago Mourão, produtor executivo de “Celeste”, falou da importância do momento, do qual os dois fazem parte. “Essa é uma oportunidade não só para o filme, mas também para nossa trajetória como artistas e para a visibilidade do audiovisual mato-grossense. Queremos inspirar outros criadores a tirarem seus projetos do papel, mesmo sem o apoio que a gente julga imprescindível”.

Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, que cedeu as passagens para a viagem, Butakka e Mourão também se comprometeram a oferecer oficinas gratuitas sobre produção de conteúdo para a comunidade do bairro Pedra 90, em Cuiabá, como contrapartida.

O WideScreen Film & Music Video Festival, criado em 2015, tem como objetivo incentivar a criatividade, oferecendo aos cineastas e artistas oportunidades de aprendizado e networking com profissionais da indústria.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Natasha Slhessarenko

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza