O senador Jayme Campos (União) fez um discurso no Senado Federal, nesta quarta-feira (12.11), em que reclamou dos altos índices de violência em Mato Grosso, estado governado pelo seu colega de partido Mauro Mendes (União). Na Tribuna, Jayme lembrou que Mato Grosso, nos últimos anos, têm se destacado nacionalmente como campeão em casos de feminicídio.
O discurso de Jayme ocorreu enquanto anunciava um projeto de lei de autoria dele para incentivar a contratação de menores aprendizes por pequenas empresas. Segundo ele, a falta de políticas públicas, perspectivas de emprego e evasão escolar têm empurrado os jovens para a criminalidade.
“Tendo em vista esse cenário terrível, com a perda expressiva dos jovens para a violência, e visando ampliar o horizonte da juventude hoje, apresento o Projeto de Lei (PL) que incentiva a contratação de menores aprendizes por pequenas empresas. Defendo o potencial impacto social positivo desse PL por algumas razões, como proporcionar aos jovens opções saudáveis para obtenção de renda, ajudando a enfrentar as dificuldades financeiras de maneira segura e honesta”, disse Jayme. “Precisamos atuar nas causas profundas do problema. O jovem que tem emprego, que pratica esporte, que encontra oportunidades de estudo e qualificação profissional não se perde para o crime. Ele encontra propósito, pertencimento e esperança”, completou o senador.
Feminicídios em MT
Ao encerrar o discurso, falando de improviso, Jayme queixou-se da violência e da falta de segurança em Mato Grosso. “Venho de um estado que, infelizmente, nos últimos dois anos, é campeão de feminicídio, que é Mato Grosso. Um estado em franco desenvolvimento, em que a violência, até então, estava com índices baixíssimos. E Mato Grosso nos últimos dois anos é campeão de feminicídio”, enfatizou.





















