Pesquisar
Close this search box.
APEXBRASIL

Em evento sem Mauro Mendes, Fávaro inaugura escritório de exportação em Cuiabá

O escritório ficará na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Publicidade

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), inaugurou nesta segunda-feira (24.11) o novo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Cuiabá, em um gesto de proximidade com o agronegócio do estado. O escritório ficará na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

“O maior produtor de alimentos do Brasil, que é o maior do mundo, não tinha um escritório da Apex. Vamos abrir um escritório da Apex para ajudar os mato-grossenses a exportar mais e prosperar. Mato Grosso vai ganhar, os mato-grossenses vão ganhar”, afirmou Fávaro.

O escritório, conforme o ministro, é resultado de uma conversa com o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, que elogiou o ministro durante a cerimônia de abertura. O governador do Estado, Mauro Mendes (União), não compareceu ao evento. No seu lugar, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, participou da solenidade.

Fávaro desconversou sobre a ausência de Mendes. Os dois devem disputar vaga ao Senado nas eleições de 2026. O governador deve se afastar do cargo para tentar ser eleito pelo União Brasil.

Leia Também:  Escândalo da Oi: Pedro Taques diz que Mauro Mendes é ladrão de dinheiro público; veja o vídeo

“Não houve a ausência do governador, certamente ele tinha outro compromisso, o governo do Estado encaminhou o secretário”, declarou Fávaro. O ministro também comentou sobre o fato da Apex funcionar na Famato e não em articulação com uma secretaria estadual, como ocorre, por exemplo, em Goiás, onde o governo local é parceiro da agência através de colaboração da Secretarias de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). A agência em Goiânia foi inaugurada por Fávaro em 2022.

“Eu achei muito adequado que fosse na Famato já que a força da exportação mato-grossense é a agropecuária, nada mais justo, legítimo e oportuno que fosse dentro da Famato”, afirmou Fávaro. Segundo ele, Vilmondes Tomain foi consultado pelo ministro e aceitou a ideia.

A solenidade de inauguração do escritório foi realizada no Cenarium Rural e reuniu mais de 50 adidos agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para rodadas de negócios com produtores e cooperativas. No ato, foram assinados convênios que somam R$ 42,6 milhões para cadeias estratégicas como algodão, etanol de milho e feijões/pulses, com foco em promoção internacional e inteligência de mercado.

Leia Também:  UOL revela escândalo de R$ 308 milhões envolvendo parentes e aliados de Mauro Mendes

A Apex possui escritórios em Brasília, São Paulo, Belém, Recife e Porto Alegre. A agência também possui escritórios espalhados em todo o mundo.

Na inauguração, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou a presença de Mato Grosso no comércio exterior. “Dobrar a presença da ApexBrasil no mundo e chegar a 11 escritórios nos levou também a ampliar nossa atuação dentro do país. E não há como fortalecer a rede ligada ao agronegócio sem colocar Mato Grosso no centro”.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza