Pesquisar
Close this search box.
CIÊNCIA E ARTE

Eventos celebram centenário de Michel de Certeau, intelectual francês

Projeto artístico-científico apresentado na Espanha antecipa sessões na França.

Publicidade

(Foto: Reprodução)

Um espetáculo coreográfico e imersivo com uso de óculos de realidade aumentada marcou no último mês, na Espanha, as celebrações do centenário de nascimento do pensador francês Michel de Certeau (1925–1986), referência nos estudos sobre as práticas do cotidiano. A apresentação ocorreu no Teatro Victoria, em Santa Cruz de Tenerife, e antecede duas sessões previstas para os dias 11 e 12 de março de 2026 no Brise Glace, Scène de Musiques Actuelles, em Annecy, na França.

Michel de Certeau foi um historiador e erudito francês. Intelectual jesuíta, dedicou-se, principalmente, ao estudo nas áreas da psicanálise, filosofia, ciências sociais, teologia e teoria da história.

Intitulado Re-Invención de lo Cotidiano, o projeto parte diretamente das ideias de Certeau sobre a apropriação criativa da vida diária para investigar, por meio da arte e da pesquisa acadêmica, como essas práticas se transformam no contexto das tecnologias digitais e da realidade aumentada.

A iniciativa é resultado de uma colaboração internacional entre pesquisadoras e artistas da Universidade de La Laguna, na Espanha, da BUAP Universidad Puebla, no México, e do laboratório LLSETI. Participam do projeto Madeleine Lohrum Strancari e Cécile Meier, da Universidade de La Laguna, Erika Mateos, da BUAP, e Diana Rossette Luciano, doutoranda vinculada ao LLSETI.

Leia Também:  Festival de siriri reúne grupos tradicionais e promove formação cultural

Um dos eixos centrais da experimentação é o encontro deliberado de duas gerações de participantes amadoras: estudantes universitárias e mulheres com mais de 50 anos. A proposta é criar um espaço de expressão e reflexão coletiva sobre a forma como diferentes idades vivenciam e reinventam o cotidiano, tanto no plano físico quanto no digital.

Após a experiência em Tenerife, o projeto segue para a França. Segundo a organização, um edital de chamada pública para participação na etapa de Annecy será divulgado em breve, mantendo o caráter intergeracional e imersivo da proposta, em diálogo direto com o legado intelectual de Michel de Certeau.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza