Pesquisar
Close this search box.
PODRES PODERES DA ACADEMIA DO CINEMA

Fernanda Torres e os golpes para minar suas chances de ganhar o Oscar

Fernanda Torres sofre na pele os podres poderes nos subterrâneos da Academia do Cinema norte-americano. Mulher e brasileira, a atriz enfrenta manobras de setores da máquina de Hollywood para minar a sua credibilidade, trazendo à tona um episódio da sua carreira em 2008 na TV Globo.

Publicidade

(Foto: Reprodução)

O blackface é uma prática racista inaceitável. Atores brancos que pintam o rosto para representar personagens negros, algo que foi muito comum no Cinema e na Televisão até bem pouco tempo, até ser devidamente enquadrado e denunciado como racismo explícito. Parte da mídia sensacionalista norte-americana, tenta derrubar a credibilidade da atriz brasileira, divulgando uma performance de blackface feita por ela em 2008, um esquete de humor no programa Fantástico. Nesta segunda-feira (27), o respeitado site americano Deadline divulgou um pedido de desculpas da atriz brasileira.

Fernanda Torres pediu desculpas, ótimo. É um exemplo de reconhecimento da importância de prevenir a normalização de práticas racistas. Ponto para Fernanda. Ela está em alta exposição depois de ser indicada ao Oscar de melhor atriz do filme “Ainda estou aqui”, que retrata o drama de uma família durante o período da ditadura militar no Brasil. Filme aliás que concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.

Do Buraco da Memória tiraram esta performance de blackface feita pela atriz brasileira na TV Globo, em 2008. O objetivo é, a quem interessa, minar a credibilidade na atriz nesta reta final da premiação da indústria cinematográfica norte-americana. Dois pesos e duas medidas: a mulher, brasileira, teve que pedir desculpas, já o homem, norte-americano, que fez o mais recente blackface da história do cinema, foi indicado ao Oscar de melhor ator em 2009.

Leia Também:  Livro analisa os bastidores do cinema e destaca ofícios que moldam a imagem em movimento

O badalado ator Robert Downey Jr. recebeu em 2009 uma indicação pela Academia numa performance usando o blackface. A indicação da Academia foi na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme “Trovão Tropical”, uma comédia satírica que conta a história de um grupo de atores que são forçados a se tornarem soldados de verdade durante as gravações de um filme de guerra no Vietnã.

Downey Jr. interpretou Kirk Lazarus, um ator do método que modifica a sua pele para interpretar um personagem negro. O ator foi elogiado pela crítica e conquistou os votantes da Academia com a sua performance.

Será preciso desenhar? O blackface de Downey Jr. foi aclamado pela crítica e pelo público, “método que modifica a sua pele para interpretar um personagem negro”. O blackface de Fernanda Torres feito em 2008, que não faz parte do filme pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, gerou polêmica negativa e foi motivo para um pedido de desculpas públicas.  Já o blackface de Robert Downey Jr. foi indicado ao Oscar em 2009.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza