Pesquisar
Close this search box.
THYAGO MOURÃO

Humorista quase cai em golpe do “falso advogado”, que já fez dezenas de vítimas em MT

Artista expôs a tentativa de estelionato nas redes; só em um inquérito, 73 casos semelhantes foram investigados com apoio da OAB-MT.

Publicidade

Humorista quase cai em golpe do “falso advogado”; golpe já fez dezenas de vítimas em MT (Foto: Reprodução)

O humorista mato-grossense Thyago Mourão, conhecido por interpretar os personagens Wylon e Xô Dito, usou o bom humor para denunciar uma tentativa de golpe da qual foi vítima nesta terça-feira (17.06). A armadilha, conhecida como “golpe do falso advogado”, tem feito dezenas de vítimas em Mato Grosso e no país, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

O golpista se passou por uma advogada que de fato atua para o artista. Alegava que Mourão teria vencido uma ação judicial antiga e que havia um alvará de liberação de mais de R$ 95 mil em seu nome. O documento enviado, no entanto, exigia o pagamento de cerca de R$ 3.800 em “certidões” via Pix para liberar o valor.

O que despertou a desconfiança do humorista foi um erro de gramática no texto do golpista: o uso de “mais” em vez de “mas”. “Aqui já falou ‘mais’. Aí me quebrou”, brincou Thyago no Instagram. Ao perceber o golpe, ele decidiu inverter o jogo. Disse ao golpista que não tinha o valor completo e pediu que a suposta advogada fizesse uma transferência parcial, prometendo completar o montante. A conversa termina quando Mourão envia um comprovante falso de pagamento.

Leia Também:  Trânsito na Miguel Sutil terá fluxo invertido para obras a partir de sábado

Apesar do tom descontraído dos posts, o golpe é sério e tem mobilizado a OAB-MT. A entidade tem recebido denúncias constantes e trabalha em parceria com a Polícia Civil para investigar os casos. Em apenas um inquérito neste ano, foram apurados 73 episódios semelhantes, dos quais 43 foram encaminhados pela OAB-MT. A ação resultou em 32 prisões, 33 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de várias contas bancárias usadas pelos golpistas.

Segundo a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, os criminosos usam perfis falsos com fotos reais de advogados extraídas das redes sociais, e costumam abordar as vítimas com mensagens urgentes e promessas de valores a receber. Os contatos costumam vir de números desconhecidos.

“Unidos vamos combater esses criminosos, defender a advocacia e os jurisdicionados, além de buscar a punição para aqueles que estão por trás dos golpes”, afirma Gisela. Ela destaque que é essencial que as vítimas registrem boletim de ocorrência e também encaminhem as denúncias à OAB-MT, com prints de conversas e comprovantes para este email: [email protected]. “É com essas informações que conseguimos dar início às investigações e colaborar com a polícia”. Apesar dos esforços, Gisela reconhece que muitos casos seguem sem denúncia, o que dificulta o combate.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza