Pesquisar
Close this search box.
ATENÇÃO AO TEMPO

Inmet reduz nível de alerta, mas mantém previsão de fortes chuvas e ventos em Mato Grosso

Estado segue sob risco de tempestades até o fim deste domingo (09.11); Defesa Civil reforça cuidados e mantém equipes de plantão

Publicidade

Após dois dias de alerta máximo para tempestades e possibilidade de granizo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil reduziram neste domingo (09.11) o nível de perigo para Mato Grosso. Embora o risco de tempestades severas tenha diminuído, o novo boletim ainda prevê chuvas intensas e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em algumas regiões do estado.

(Foto: Prefeitura de Cuiabá)

O alerta laranja, que indica “perigo”, permanece em vigor até as 23h59 deste domingo, abrangendo municípios do norte e nordeste de Mato Grosso. Nessas áreas, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes. As regiões mais afetadas são aquelas próximas às divisas com o Pará e Tocantins.

Nas demais localidades, incluindo Cuiabá e municípios da Baixada Cuiabana, o alerta vigente é o amarelo, de “perigo potencial”. Nessa classificação, os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h e as chuvas podem alcançar até 50 mm/dia, com risco de alagamentos pontuais, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia.

Leia Também:  Correria, gritos e emoção: último candidato entra “no empurrão” segundos antes do fechamento dos portões de universidade de Cuiabá

A Defesa Civil de Cuiabá informou que mantém o monitoramento em tempo real e equipes de prontidão para atender ocorrências. O secretário-adjunto especial municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, destacou que o cenário requer atenção, mas não pânico.

“O momento é de cautela. As pessoas devem se prevenir e seguir as orientações oficiais para evitar acidentes”, afirmou Borges.

O Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a estruturas metálicas ou de grande porte e desligar aparelhos elétricos durante tempestades.

Em situações de emergência, os contatos disponíveis são Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193). Em Cuiabá, também é possível acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (65) 99244-4018, com atendimento 24 horas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza