“Hoje tivemos a publicação, pelo MEC, do credenciamento da UFMT em Lucas do Rio Verde. Este foi o último ato formal para a implementação definitiva do campus no município. Isso representa a concretização de um sonho da população luverdense. É oferecer aos nossos jovens a oportunidade de cursar um Ensino Superior público e de qualidade em uma Universidade Federal sem precisarem sair da cidade”, ressaltou o prefeito, Miguel Vaz.
Inicialmente, serão ofertados quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês), escolhidos de forma estratégica para atender às demandas do mercado e às vocações econômicas da cidade e região.
Conquista Histórica
Em 2025, a implementação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde avançou de forma significativa, impulsionada por uma sequência de ações articuladas pela gestão municipal, junto ao Ministério de Educação (MEC) e à Universidade.
Em abril, o Termo de Autorização para a criação do campus foi assinado em cerimônia realizada no município, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.
No início de maio, o prefeito esteve em Brasília para reunião com a reitora da instituição, Marluce Souza e Silva, e o diretor da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), professor Marcus David, reafirmando o compromisso do município em garantir a infraestrutura necessária para o início das atividades acadêmicas em 2026, incluindo recursos para manutenção, água, energia, mobiliário e a cessão de seis técnicos, um para cada curso e um para a direção-geral.
























