Pesquisar
Close this search box.
IMUNIZAÇÃO

MT perdeu 126 mil doses de vacina contra a gripe nos últimos 14 anos

Entre os principais motivos está a dificuldade de adesão da população às campanhas.

Publicidade

MT perdeu 126 mil doses de vacina contra a gripe nos últimos 14 anos
MT perdeu 126 mil doses de vacina contra a gripe nos últimos 14 anos (Foto: Erlan Aquino / Prefeitura de Cuiabá)

A baixa adesão à campanha de imunização contra a gripe em Mato Grosso tem levado ao descarte de milhares de doses de vacina. Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2010 e maio de 2025, o estado descartou 126.270 doses. Entre os principais motivos também estão o vencimento dos lotes e dificuldades logísticas.

Com a atual cobertura vacinal estagnada em 34,26% do público prioritário em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar a campanha. Desde 1º de julho, a vacinação está liberada para todas as faixas etárias na capital e em outros municípios, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A recomendação é que, mesmo com a ampliação, os municípios garantam o atendimento dos grupos mais vulneráveis.

Atualmente, qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode receber a dose, desde que não esteja com febre ou sintomas gripais no momento da aplicação. A vacina é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, alerta que, embora a campanha esteja aberta a toda a população, a prioridade continua sendo os grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. “Precisamos melhorar esse índice com urgência. São apenas 92.775 doses aplicadas, de um total estimado de 151 mil pessoas no grupo prioritário”, afirmou.

Leia Também:  Tema da redação do Enem 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

Ela também recomenda que pessoas que convivem com integrantes desses grupos se vacinem, como forma de proteção indireta. “Com a ampliação, reforçamos o apelo para que todos se vacinem, sobretudo aqueles que têm contato direto com os mais vulneráveis”, disse a gestora.

A campanha segue sem data para encerrar, e a orientação é que a população procure a UBS mais próxima para se proteger contra a Influenza.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza