O turismo em Mato Grosso segue em retração e apresentou uma redução de 20% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado negativo levou o índice acumulado de janeiro a setembro a recuar 15,8%, o que consigurou o estado como uma das principais influências negativas na média nacional.
A queda foi impulsionada por três fatores principais: redução no transporte aéreo de passageiros, na atuação de agências de viagens e no transporte rodoviário de passageiros. De acordo com Luiz Carlos de Almeida Junior, tecnologista do IBGE, a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, registrou queda de 8,3% no acumulado do ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Enquanto Mato Grosso apresentou retração, o segmento de turismo no Brasil cresceu 2,2% no mesmo período. “Cabe destacar que dos 17 estados onde é feita a apuração regional deste indicador 9 mostraram um aumento na comparação com o mês anterior e 8 uma redução. Entre os que mostraram uma redução o que mais impactou negativamente o indicador para o Brasil como um todo na comparação com o mesmo mês do ano anterior foi o estado de Mato Grosso”, disse o especialista. em entrevista ao PNB Online.
Segundo o IBGE, esse aumento nacional foi sustentado pelo desempenho positivo em estados que registraram alta na demanda por serviços como restaurantes, espetáculos musicais e teatrais, além de transporte aéreo. Este último quesito é tido como fundamental para a recuperação do segmento turístico no estado mato-grossense.
“A melhora do indicador de turismo no Mato Grosso depende de uma recuperação nos setores que tiveram maior impacto negativo, especialmente transporte aéreo, agências de viagens e transporte rodoviário”, explica Almeida Junior. Apesar da tendência de queda, o IBGE não realiza projeções para os próximos meses.
Questionada pela redação, a Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso informou que o saldo de empregos no setor de turismo foi de 1.495 em 2023, enquanto de janeiro a setembro deste ano já alcançou 2.066. A expectativa é de que o desempenho seja ainda maior até o fim de 2024. No entanto, a pasta ressaltou que uma análise mais abrangente sobre o desempenho do setor no estado só poderá ser feita após o encerramento do ano.
Retração no setor de serviços
A retração no volume de serviços não se limita ao turismo. Em setembro, Mato Grosso registrou uma queda geral de 1,8% no volume de serviços frente a agosto, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. O estado ficou entre os três com maior retração no período.