Pesquisar
Close this search box.
SEGMENTO ECONÔMICO

MT tem atraído menos turistas neste ano; resultado do estado impacta média nacional

Resultado negativo levou o índice acumulado de janeiro a setembro a recuar 15,8%.

Publicidade

 

MT tem atraído menos turistas neste ano; resultado do estado impacta média nacional (Foto: Governo de Mato Grosso)

O turismo em Mato Grosso segue em retração e apresentou uma redução de 20% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado negativo levou o índice acumulado de janeiro a setembro a recuar 15,8%, o que consigurou o estado como uma das principais influências negativas na média nacional.

A queda foi impulsionada por três fatores principais: redução no transporte aéreo de passageiros, na atuação de agências de viagens e no transporte rodoviário de passageiros. De acordo com Luiz Carlos de Almeida Junior, tecnologista do IBGE, a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, registrou queda de 8,3% no acumulado do ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Enquanto Mato Grosso apresentou retração, o segmento de turismo no Brasil cresceu 2,2% no mesmo período. “Cabe destacar que dos 17 estados onde é feita a apuração regional deste indicador 9 mostraram um aumento na comparação com o mês anterior e 8 uma redução. Entre os que mostraram uma redução o que mais impactou negativamente o indicador para o Brasil como um todo na comparação com o mesmo mês do ano anterior foi o estado de Mato Grosso”, disse o especialista. em entrevista ao PNB Online.

Leia Também:  Morre médico Hernandes Coutinho aos 72 anos

Segundo o IBGE, esse aumento nacional foi sustentado pelo desempenho positivo em estados que registraram alta na demanda por serviços como restaurantes, espetáculos musicais e teatrais, além de transporte aéreo. Este último quesito é tido como fundamental para a recuperação do segmento turístico no estado mato-grossense.

“A melhora do indicador de turismo no Mato Grosso depende de uma recuperação nos setores que tiveram maior impacto negativo, especialmente transporte aéreo, agências de viagens e transporte rodoviário”, explica Almeida Junior. Apesar da tendência de queda, o IBGE não realiza projeções para os próximos meses.

Questionada pela redação, a Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso informou que o saldo de empregos no setor de turismo foi de 1.495 em 2023, enquanto de janeiro a setembro deste ano já alcançou 2.066. A expectativa é de que o desempenho seja ainda maior até o fim de 2024. No entanto, a pasta ressaltou que uma análise mais abrangente sobre o desempenho do setor no estado só poderá ser feita após o encerramento do ano.

Leia Também:  Venda de trabalhos acadêmicos por R$ 80 na internet abre brecha para crimes

Retração no setor de serviços

A retração no volume de serviços não se limita ao turismo. Em setembro, Mato Grosso registrou uma queda geral de 1,8% no volume de serviços frente a agosto, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. O estado ficou entre os três com maior retração no período.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Natasha Slhessarenko

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza