A professora Christiany Fonseca, que também é doutora em Sociologia e cientista política, é a convidada desta quinta-feira (18.09) do Podcast do Antero, no PNB Online. Ela falou sobre a recente votação na Câmara dos Deputados da chamada PEC da Blindagem, que impõe que a Câmara e o Senado devem autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a processar políticos com foro, como deputados e senadores. Para a cientista política, a PEC da Blindagem é “uma ampliação da impunidade”.
“O que a gente percebe deste processo é uma caracterização do DNA brasileiro da oligarquia. A gente percebe uma construção, uma reorganização das oligarquias. A diferença é que quando a gente pensava nas oligarquias antes, a Casa Grande, os senhores rurais, agora mudou só a aparência. Agora eles usam terno, estão dentro do Congresso e ali eles pautam pontos que beneficiam os seus grupos”, frisou Fonseca.
A cientista política ressaltou ainda que a PEC da Blindagem legitima uma desigualdade de pessoas que deveriam ser tratadas de maneira igual e que, a partir da legislação, serão tratadas de maneira diferente. “A gente cria uma casta da elite política que passa a ser blindada e passa a ser impune. Uma pessoa agora pode agredir, ter ações de corrupção e durante o seu mandato não terá nenhum tipo de punição”, completou.
Confira no vídeo abaixo: