Pesquisar
Close this search box.
ENSAIO AUDIOVISUAL CIENTÍFICO

Pesquisador da UFMT fará conferência na Espanha sobre métodos audiovisuais de pesquisa

Pedro Pinto de Oliveira será conferencista em evento internacional sobre comunicação multimodal na Universidade de La Laguna.

Publicidade

Pesquisador da UFMT fará conferência na Espanha sobre métodos audiovisuais de pesquisa (Foto: Reprodução)

O pesquisador e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Pedro Pinto de Oliveira será o  conferencista principal do V Colóquio Internacional da Visual Modi – Associação Internacional para Pesquisa em Métodos Visuais e Multimodais, que será realizado de 19 a 21 de novembro, na Universidade de La Laguna, em Tenerife, na Espanha.

Na conferência intitulada “Comunicação Multimodal: a experiência do ensaio audiovisual científico”, o professor apresentará os resultados de pesquisas desenvolvidas no Grupo Multimundos da UFMT, voltadas à criação de novas linguagens para a comunicação acadêmica.

“Fico feliz por este reconhecimento internacional das pesquisas que desenvolvemos no Grupo Multimundos da UFMT sobre as novas linguagens para acolher os conteúdos da ciência. Na minha conferência, abordarei formulações teóricas e práticas dos nossos trabalhos sobre a nova forma de escritura a partir da comunicação multimodal: o ensaio audiovisual científico. É uma nova forma de comunicação acadêmica para apresentar os resultados de uma pesquisa aos pares e para a democratização do conhecimento”, afirma Pedro, que é líder do Multimundos ao lado do professor Dielcio Moreira.

Leia Também:  Justiça condena multinacional de alimentos a indenizar funcionária com burnout em MT

A Visual Modi é uma associação internacional voltada ao desenvolvimento de métodos visuais e multimodais de pesquisa e comunicação científica. O colóquio reúne pesquisadores de diferentes países interessados em discutir novas formas de representar e difundir o conhecimento por meio de linguagens que combinam texto, som e imagem.

O interesse crescente por abordagens audiovisuais na pesquisa acadêmica também foi destacado no relatório da Força-Tarefa de Comunicação Multimodal da IAMCR (International Association for Media and Communication Research), divulgado em julho deste ano durante o congresso da instituição em Singapura. O documento reconhece o papel de estudiosos brasileiros, entre eles Pedro Pinto e Benedito Diélcio Moreira, na consolidação do ensaio audiovisual científico como um formato acadêmico emergente.

“Numa época em que o vídeo se tornou o meio mais popular de transmissão de informações, os estudiosos da mídia e da comunicação se basearam na longa tradição da crítica videográfica nos estudos de cinema. Adotando o formato do ensaio em vídeo, eles buscaram democratizar a produção e a circulação do conhecimento, alcançando o público em uma série de questões centrais para os estudos de mídia e comunicação dentro e além da academia. Um grupo de estudiosos brasileiros, por exemplo, recentemente liderou esforços para estabelecer o ensaio em vídeo como um formato acadêmico que entrelaça arte e ciência, permitindo o diálogo entre campos científicos e disciplinas”, afirma o relatório da IAMCR.

Leia Também:  Semana começa com calor de 36 °C e previsão de chuva em Cuiabá

Leia também: Ensaios audiovisuais desafiam o jeito tradicional de comunicar ciência

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com o Deputado Estadual Wilson Santos

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza